Ex-atleta da NBA abriu a carteira e pode ser pedra no sapato da Seleção dos EUA nas Olimpíadas

Adversário dos Estados Unidos nesta quarta-feira (31), o Sudão do Sul conta com investimentos de Luol Deng, ex-jogador da NBA e atual presidente da Federação Sul-sudanesa de basquete. O antigo atleta do Bulls foi quem viabilizou a participação do país nos Jogos Olímpicos de Paris.

Deng é o responsável por ajudar não somente fora da quadra, mas também dentro dela. Afinal, ele também atua como auxiliar técnico. Essa integração começa a dar resultados e, inclusive, a equipe quase venceu os Estados Unidos em amistoso. Agora, nas Olimpíadas, busca novamente uma surpresa.

“Ele paga as academias, hotéis, passagens aéreas. Absolutamente tudo. Parabéns à Luol (Deng) e ao estafe! Não seríamos capazes de montar este time sem eles”, disse o técnico Royal Ivey, após a vitória sobre Porto Rico, na estreia.

Os investimentos já acontecem há quatro anos. Logo após a independência do país, em 2011, Deng buscou a cidadania (antes defendia a Grã Bretanha) e começou um trabalho para desenvolver o basquete local. Agora, dez anos depois, o Sudão do Sul já conseguiu disputar, além das Olimpíadas, a Copa do Mundo de Basquete.

“Não temos o prazer de ter uma academia, dormitórios e outras instalações…Luol Deng tem financiado isso por quatro anos, tirando dinheiro do próprio bolso”, destaca Ivey.

Sudão do Sul venceu Porto Rico na primeira rodada por 90 a 79. Agora busca fazer história diante dos Estados Unidos, que conta com uma das equipes mais fortes de toda a história. Caso vença, garante a vaga na fase de mata-mata do basquete.