Ex-atleta do basquete com carreira carregada de polêmica, vai parar no governo brasileiro

O governo brasileiro oficializou, na última quarta-feira (20), Iziane Castro, ex-atleta de basquete, como secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério do Esporte. Aos 41 anos, ela chega para substituir Marta Sobral, também ex-jogadora, nesse cargo.

Izi, como ficou bastante conhecida, tinha bastante talento nas quadras. Apesar disso, nunca evitou as polêmicas. A maior delas às vésperas das Olímpiadas da China, em 2008, quando foi expulsa da delegação por ter se recusado a entrar em quadra no final da partida diante de Belarus.

Alguns dias depois, ela criticou o técnico Paulo Bassul por ter tirado seu nome da lista de integrantes do elenco da Seleção Brasileira de Basquete.

Agora, em seu novo cargo, Iziane falou a respeito do desafio que terá pela frente e agradeceu ao ministro André Fufuca pelo convite.

“Eu fiquei muito feliz em receber o convite do ministro André Fufuca para o cargo. Foi uma grata surpresa, porque é uma posição de uma demanda nível Brasil. É algo que eu tenho trabalhado desde os 15 anos como atleta, por 20 anos, executei esse trabalho com excelência“, disse.

Além disso, a ex-jogadora de basquete acredita que pode trazer mudanças positivas para todo o esporte nacional. “Acredito que a minha vasta experiência de mais de 20 anos como atleta de alto desempenho me dá a tranquilidade de trazer coisas que vivenciei enquanto atleta, nesse período, e também nesses sete anos de pós-carreira”, acrescentou.

Em sua carreira, a brasileira passou por Miami Sol, Phoenix Mercury, Seattle Storm e Sampaio Basquete.