Ex-Boston Celtics decide se aposentar após a Copa do Mundo
A Copa do Mundo de Basquete 2023 será disputada este ano em três sedes de três diferentes países: Jacarta (Indonésia), Manila (Filipinas) e Okinawa (Japão). E a ocasião será o último ato de um importante jogador italiano. Luigi Datome, de 36 anos, já anunciou que vai deixar as quadras de basquete ao fim da participação da Itália na competição.
O ala italiano já foi até questionado se tentaria o cargo como treinador de alguma equipe de basquete. Em depoimento dado para o Basketnews, ele rechaçou os rumores.
“Tive o privilégio de trabalhar com muitos grandes treinadores e sei que isso requer uma força mental tremenda. Acho que estou mais aberto a entender o erro do que a indicá-lo. Além disso, sou um cara tranquilo, e meu estilo de treinador pode não se alinhar com o dos treinadores que tive”, afirmou Datome.
A Itália, seleção de Datome, está no Grupo A da competição, ao lado da Angola, Filipinas e República Dominicana. Várias estrelas da NBA já confirmaram que vão participar da disputa de seleções.
Luigi Datome passou pelo Boston Celtics e outra franquia da NBA
Datome iniciou sua carreira no basquete em 2003, quando ingressou no Montespachi Siena. Ele teve passagens por outras equipes italianas, como o Virtus Roma, até desembarcar nos Estados Unidos para viver sua primeira experiência na NBA. Ele assinou um contrato de 2 anos com o Detroit Pistons, nos valores de US$ 3,5 milhões. Nas duas temporadas em que permaneceu por lá, ele atuou em apenas 37 partidas, e nenhuma começando como titular.
No meio da Temporada 2014/2015, ele foi negociado para o Boston Celtics, em uma troca que levou Jonas Jerebko para os Pistons. No time do Leste, ele atuou em apenas 18 partidas e se transferiu para o Fenerbahçe no final da temporada.
Sua experiência na NBA rendeu médias de apenas 3,4 pontos por partida, 1,4 em rebotes e apenas 0,4 em assistências.