Ex-Boston Celtics decide se aposentar após a Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Basquete 2023 será disputada este ano em três sedes de três diferentes países: Jacarta (Indonésia), Manila (Filipinas) e Okinawa (Japão). E a ocasião será o último ato de um importante jogador italiano. Luigi Datome, de 36 anos, já anunciou que vai deixar as quadras de basquete ao fim da participação da Itália na competição.

Luigi Datome Boston Celtics
Luigi Datome nos tempos de Boston Celtics

O ala italiano já foi até questionado se tentaria o cargo como treinador de alguma equipe de basquete. Em depoimento dado para o Basketnews, ele rechaçou os rumores.

“Tive o privilégio de trabalhar com muitos grandes treinadores e sei que isso requer uma força mental tremenda. Acho que estou mais aberto a entender o erro do que a indicá-lo. Além disso, sou um cara tranquilo, e meu estilo de treinador pode não se alinhar com o dos treinadores que tive”, afirmou Datome.

A Itália, seleção de Datome, está no Grupo A da competição, ao lado da Angola, Filipinas e República Dominicana. Várias estrelas da NBA já confirmaram que vão participar da disputa de seleções.

Luigi Datome passou pelo Boston Celtics e outra franquia da NBA

Datome iniciou sua carreira no basquete em 2003, quando ingressou no Montespachi Siena. Ele teve passagens por outras equipes italianas, como o Virtus Roma, até desembarcar nos Estados Unidos para viver sua primeira experiência na NBA. Ele assinou um contrato de 2 anos com o Detroit Pistons, nos valores de US$ 3,5 milhões. Nas duas temporadas em que permaneceu por lá, ele atuou em apenas 37 partidas, e nenhuma começando como titular.

No meio da Temporada 2014/2015, ele foi negociado para o Boston Celtics, em uma troca que levou Jonas Jerebko para os Pistons. No time do Leste, ele atuou em apenas 18 partidas e se transferiu para o Fenerbahçe no final da temporada.

Sua experiência na NBA rendeu médias de apenas 3,4 pontos por partida, 1,4 em rebotes e apenas 0,4 em assistências.