Ex-craque da NBA perde batalha contra o câncer e morre aos 52 anos
Um dos grandes astros da história da NBA, Eric Montross acabou falecendo neste domingo, 17 de dezembro, aos 52 anos. Ele, que atuava como pivô, passou nove meses lutando contra um câncer. O anúncio da morte do antigo jogador de basquete foi feito pela Universidade da Carolina do Norte (UNC), onde ele começou a sua carreira no basquete.
Por sinal, ele foi um dos principais nomes da UNC, onde conquistou o título nacional do basquete universitário em 1990. Chamou a atenção da NBA e acabou sendo draftado como a nona escolha geral pelo Boston Celtics, onde começou a carreira em 1994, passando dois anos na franquia do Leste. Depois, jogou ainda por Dallas Mavericks, New Jersey Nets (atual Brooklyn Nets), Philadelphia 76ers, Detroit Pistons e Toronto Raptors.
Atuou junto ao armador Allen Iverson, que é considerado um dos maiores nomes da década de 2000 na NBA, quando jogou nos Sixers. Um dos grandes momentos da sua carreira foi o chamado para participar do Rookie All-Star Game em 1995, mas teve uma carreira marcada por lesões que acabaram fazendo com que ele deixasse as quadras em 2002, com menos de 10 anos de carreira.
Alguns dados e estatísticas da carreira de Montross, lenda da NBA
Na carreira, foram 465 jogos, sendo titular em 288 deles. Suas médias são de 4.5 pontos, 4.6 rebotes e 0.4 assistências, além de 0.6 bloqueios por partida. A notícia do falecimento de Montross foi divulgada pela Universidade da Califórnia.
Participou dos Jogos Pan-Americanos de Havana (Cuba) em 1991, defendendo a seleção dos Estados Unidos. Na ocasião, acabou conquistando a medalha de bronze