Ex-jogador da NBA é espancado e está em estado grave

A lamentável cultura dos hooligans europeus do futebol parece ter chegado ao basquete. Na última segunda-feira (1), o russo Alexey Shved, jogador do CSKA Moscou, saía de um restaurante na capital russa quando foi brutalmente agredido por torcedores da equipe, tendo que ser levado ao hospital às pressas com uma grave lesão na cabeça.

Mais cedo na segunda-feira, a equipe de Shved havia sido derrotada pelo Lokomotiv Kuban e pela primeira vez na história não se classificou para a final da VTB United League, torneio que conta com a presença de times do norte e leste do continente europeu.

O russo Shved iniciou a carreira no próximo CSKA, onde atuou por 7 anos com passagens curtas pelo BC Khimki e Dynamo Moscou. Em 2012, foi medalhista olímpico de bronze em Londres com a seleção russa, e assinou contrato com o Minnesota Timberwolves como um free agent.

Na equipe de Minneapolis, teve bons minutos até ser trocado. Ainda na NBA, passou por 76ers, Knicks e Rockets antes de retornar ao basquete russo.

A lesão de Alexey foi tão grave que o atleta deve perder jogos em função do tratamento. De acordo com a defesa do jogador, ele já estava caído no chão quando sofreu chutes na região superior da cabeça. As autoridades já foram acionadas e estão no momento investigando o crime.