Ex-jogador da NBA se declara culpado das acusações de fraude

Jontay Porter, ex-jogador da NBA, admitiu, na última quarta-feira (10), que se envolveu em um esquema de apostas. O jogador recebeu um banimento vitalício da liga pela situação, onde fraudou jogos e gerou um lucro de US$ 1 milhão a apostadores. A informação é do “The New York Post”.

Segundo o periódico, Porter justificou a participação no esquema para “limpar uma dívida de jogo”. Durante o julgamento, o ex-atleta do Toronto Raptors pediu desculpas pela ação.

“Sei que o que fiz foi errado e ilegal, e sinto profundamente pela minha conduta”, disse Jontay ao juiz James R. Cho.

A promotoria responsável pelo caso recomendou uma pena de 41 a 51 meses de prisão na sentença que saiu no dia 18 de dezembro. Na época, ele foi liberado após pagar uma fiança no valor de US$ 250 mil.

Além de Porter, quatro apostadores estão sendo acusados de ter envolvimento no esquema. Long Phi Pham, Mahmud Mollah, Timothy McCormack e Ammar Awawdeh teriam sido beneficiados em jogos que o atleta saiu mais cedo de quadra.

Um desses duelos aconteceu no dia 26 de janeiro, contra o Los Angeles Clippers. Na época, a alegação foi que Porter saiu do jogo mais cedo por uma lesão no olho. Foram apenas quatro minutos em quadra.

Mais tarde, no dia 20 de março, contra o Sacramento Kings, o jogador fez um movimento similar e alegou estar doente para deixar a partida de maneira precoce.

Por fim, após uma investigação da NBA, que constatou no envolvimento, Jontay Porter recebeu um banimento vitalício no dia 4 de abril.

O atleta e a defesa não se manifestaram após o julgamento.