Ex-jogador do Boston Celtics se transfere para o AEK Atenas
O Boston Celtics perdeu um jogador que estava no elenco na última temporada para o basquete da Grécia. O ala-pivô Mfiondu Kabengele, de 26 anos, deixou a equipe do Leste para assinar com o AEK Atenas. Essa será a primeira experiência do atleta canadense no basquete europeu. O anúncio foi realizado no site da sua nova equipe.
Ele estava no Celtics em um contrato bidirecional e atuou pela equipe principal em apenas quatro oportunidades. Kabengele obteve médias de 1.5 pontos por partida e 2.5 rebotes. O atleta foi mais útil para o Maine Celtics, equipe filiada ao time de Boston que disputou a G League na última temporada. Por lá, ele obteve médias de 20 pontos por partida e 10.8 em rebotes.
O AEK Atenas trouxe para o seu elenco mais um notável ex-jogador que esteve em equipes da NBA. Anteriormente, a equipe havia acertado contrato com BenMcLemore, Jordan McRae, Chasson Randle e Mindaugas Kuzminskas.
Carreira curta nos Celtics e passagens pouco marcantes em outras franquias
Se os números de Kabengele não foram expressivos no Boston Celtics, sua carreira na NBA mostra que ele não deixou lá muitas saudades nas outras franquias que ele teve a oportunidade de atuar. Ele foi a 27ª escolha geral do Draft da NBA de 2019, selecionado pelo Brooklyn Nets, mas trocado na mesma noite para o Los Angeles Clippers.
Em março de 2021, ele havia sido trocado para o Sacramento Kings, mas três dias depois da troca, ele foi dispensado. Após esse episódio, ele assinou um contrato de 10 dias com o Cleveland Cavaliers, posteriormente renovando o vínculo até o final da temporada.
No total, nas três equipes em que ele esteve, Kabengele acabou atuando em apenas 55 partidas na NBA.