Ex-jogador do Chicago Bulls assina com clube da China
Com passagens recentes por Dallas Mavericks, Denver Nuggets e Chicago Bulls na NBA, o armador Carlik Jones é o mais novo reforço do Zhejiang Golden Bulls, da China. Sem espaço no melhor basquete do mundo, o jogador de 25 anos tentará a sorte no continente asiático.
Não escolhido no Draft de 2021, Jones conseguiu um contrato com o Dallas Mavericks na temporada de 2021-22. Pouco aproveitado no Texas, o armador assinou dois vínculos curtos com o Denver Nuggets em janeiro de 2022.
Depois da passagem na NBA, o jogador disputou uma temporada da G League com o Windy City Bulls. Na Liga de Desenvolvimento, teve ótima temporada, na qual foi eleito o MVP, além de ter sido o líder no ranking de pontuação.
Na reta final de 2022-23, ainda participou de sete jogos com o Chicago Bulls. No total, Jones disputou 12 jogos no melhor basquete do mundo, com médias de 2,9 pontos, 0,7 rebote e 0,9 assistência.
Em agosto de 2023, o armador disputou a Copa do Mundo FIBA com a seleção de Sudão do Sul. Com um ótimo desempenho – médias de 20,4 pontos, 4,8 rebotes, 10,4 assistências e 1,2 roubos -, foi um dos protagonistas da equipe africana na competição.
Apesar das atuações de destaque no Mundial, Jones foi dispensado pelo Chicago Bulls no último dia 20 de outubro e não conseguiu uma vaga em outra franquia da NBA. Desta maneira, o jovem resolveu continuar sua carreira no basquete chinês.