Ex-jogador e treinador da NBA morre aos 72 anos
Ex-jogador e treinador da NBA, John Shumate, morreu aos 72 anos na última segunda-feira (3). O profissional obteve uma grande carreira no basquete universitário, por Notre Dame. O anuncio de sua morte veio por parte da instituição. A causa do óbito não foi divulgada.
“A lenda do basquete masculino de Notre Dame, John Shumate, faleceu aos 72 anos na segunda-feira. Shumate vestiu o Azul e o Ouro de 1971-74 e foi introduzido no prestigioso Anel de Honra de Notre Dame em dezembro de 2022. Duas vezes All-American e escolha de consenso do First Team em 74, Shumate foi um grande embaixador da Universidade e do programa de basquete irlandês, cimentando um legado aqui que será lembrado para sempre muito além da quadra”, escreveu Notre Dame, em um comunicado.
Shumate foi o grande responsável pela grande virada em 1974 sobre a UCLA. Naquela ocasião, o adversário vinha de 88 vitórias consecutivas, mas o jogador foi o responsável por parar essa sequência. Foram 24 pontos e 11 rebotes naquela noite.
Ainda naquela temporada, o então jovem obteve a melhor média de pontuação no Torneio da NCAA de 1974, com média de 28,7 pontos em três jogos. Isso levou Shumate para o draft da NBA, no ano seguinte. Ele foi escolhido pelo Phoenix Suns como a quarta seleção geral do draft e conseguiu um lugar no NBA All-Rookie Team em sua primeira temporada. Ele teve uma média de 12,3 pontos e 7,5 rebotes em uma carreira profissional encurtada devido a problemas de saúde. Além do Suns, o atleta também passou por San Antonio Spurs, Buffalo Braves e Detroit Pistons.
Já como técnico esteve no Grand Canyon por três anos (1983-86), sete anos na SMU (1988-95) e um ano no Phoenix Mercury da WNBA (2003). Shumate também foi assistente técnico em Notre Dame por duas temporadas (1981-82, 1986-88) e uma com o Suns (2009-10).
“Quando você paga o preço e faz as coisas da maneira certa e cuida de si mesmo – seu corpo, sua mente – e permanece fiel a si mesmo, coisas boas podem acontecer para você e para você. Eu aprecio isso”, disse Shumate quando Notre Dame colocou seu nome no anel de honra e aposentou a camisa 34 em 2022.