Ex-jogador e treinador: pai de Kobe Bryant morre aos 69 anos

O pai de Kobe Bryant, Joe Bryant morreu nesta terça-feira (16), aos 69 anos, de acordo com informações do jornal Philadelphia Inquirer. “Jellybean”, como era conhecido, foi treinador e, assim como o filho, jogador de basquete. A causa da morte não foi revelada. Segundo o portal, ele já enfrentava problemas de saúde após sofrer um derrame cerebral.

Joe tinha esse apelido pelo amor que tinha a doces. Como atleta, foi escolha de primeira rodada do draft da NBA de 1975, mais especificamente o número 14, pelo Golden State Warriors. Apesar disso, ele nunca atuou pelo Dubs. A estreia profissional aconteceu pelo Philadelphia 76ers, time de sua cidade natal.

No total, foram oito anos na NBA. Na sequência, decidiu partir para o basquete da Itália, onde passou o restante da carreira, até se aposentar. Após largar as quadras, Joe Bryant decidiu se tornar treinador. A primeira experiência foi como assistente de La Salle, onde Kobe frequentou a Lower Merion High School.

Jellybean passou 20 anos como treinador e esteve a frente de várias equipes, dentre elas o Los Angeles Sparks, em duas ocasiões. O time disputa a WNBA, a principal liga de basquete feminino do mundo.

Em 1975, Joe se casou com Pam Cox, com quem teve Kobe Bryant, que se tornaria uma das grandes lendas do basquete. Os dois sempre tiveram uma boa relação. O ídolo do Los Angeles Lakers faleceu em 2020, após um acidente de helicóptero que vitimou outras oito pessoas, incluindo a filha, Gianna, de 13 anos.