Ex-técnico da NBA revela que deu uma data de nascimento pra Manute Bol

Histórias interessantes acontecem em todo canto, inclusive na NBA. Manute Bol foi um jogador de basquete nascido no Sudão, país do continente africano e impressionava pela sua altura. Ele tentou a carreira no basquete e conseguiu jogar em diversas franquias da NBA, como o Washington Bullets (atual Wizards), Philadelphia 76ers, Golden State Warriors e Miami Heat.

Manute Bol impressionava pela sua altura
Manute Bol impressionava pela sua altura

Acontece que quando ele chegou aos Estados Unidos, não se sabia a sua data de nascimento. Eis que entrou em ação Kevin Mackey, ex-treinador de basquete que teve uma passagem de destaque pelo Cleveland State. O veterano afirmou que deu a Manute Bol uma data de nascimento fictícia, para que ele tivesse idade suficiente para jogar basquete. O dia de nascimento do sudanês, então, ficou sendo 16 de outubro de 1962.

“Eu dei a ele seu aniversário porque eles não sabiam quantos anos ele tinha. [Bol] não tinha ideia de sua idade e o garoto que veio com ele não sabia quantos anos ele tinha. Ninguém sabia quantos anos ele tinha. O pessoal da imigração estava no escritório e acharam ótimo. Eles adoraram. E eles eram grandes fãs do Cleveland State. Eles queriam se proteger porque Manute estava começando a receber muita publicidade.”, afirmou Mackey em entrevista.

Manute Bol não conquistou títulos na NBA mas teve ganhos pessoais

O sudanês que chegava na NBA em busca de oportunidades teve uma boa passagem por algumas das franquias da Liga, mas não conseguiu conquistar um título sequer. Bol esteve em atividade até o ano de 1995, quando se aposentou depois de uma temporada pelo Golden State Warriors.

No entanto, ele teve algumas conquistas pessoais para comemorar. Bol foi líder nas estatísticas de tocos em duas temporadas: 1986 e 1989. Além disso, ele foi eleito para o segundo time da NBA All-Defensive Team, também em 1986.

Bol, que tinha 2,10m e começou a carreira na NBA em 1985, era ativista e realizou trabalhos humanitários. Ele faleceu em 2010, por conta de problemas no fígado. Ele era portador de uma síndrome rara que prejudicou sua saúde.