Ex-técnico da Seleção Brasileira de Basquete assume o comando de equipe da Liga Ouro
Enio Vecchi, ex-técnico da Seleção Brasileira de Basquete, será o comandante do Basket Osasco na Liga Ouro de 2025. O anuncio do retorno aconteceu na última quarta-feira (22). Vecchi terá como principal objetivo a conquista do acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB).
“É um privilégio muito grande um técnico poder voltar à sua antiga equipe. Essa consideração, esse prestígio e essa confiança devo ao João Ricardo Lourenço e à toda a diretoria do Basket Osasco. Estou muito feliz e com a expectativa muito grande para iniciar o trabalho e essa temporada com jogadores dedicados e que possam também expressar todo esse nosso sentimento de vitória que queremos implantar”, disse o profissional de 65 anos.
Vecchi comandou o Osasco entre 2014 e 2019 e foi peça importante no retorno da equipe para a elite do Paulistão, sendo vice-campeão da Série A2 no ano em que chegou. Além disso, acumula um tricampeonato dos Jogos Abertos do Interior (entre 2014 e 2016) e também obteve as melhores campanhas da equipe no estadual, como o quinto lugar em 2015 e a sexta posição, no ano seguinte.
João Ricardo Lourenço, Diretor Executivo do Basket Osasco, celebrou a volta de Enio Vecchi. Para ele, a presença do experiente treinador traz uma motivação a mais para todos conseguirem o objetivo de voltar a disputar o NBB.
“Enio Vecchi é um dos grandes nomes do esporte brasileiro. Por isso, poder contar com o seu trabalho, a sua experiência e conhecimento de basquete nos engrandece e motiva ainda mais para esta temporada 2025. Estamos muito felizes e já arregaçamos as mangas para que seja o melhor ano de nossas vidas”, disse o executivo.
Passagem pela Seleção Brasileira de Basquete
Vecchi esteve a frente da Seleção Brasileira masculina de basquete entre 1993 e 1994 e também comandou a equipe feminina no Pré-Olímpico de 2011. Ele conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos de 2012, que aconteceram em Londres, na Inglaterra.
Por clubes, acumula funções no Pinheiros, Joinville, Londrina, Uberlândia, Vasco e Palmeiras como treinador. Como assistente técnico, defendeu o São Paulo, onde conquistou o Paulistão de 2021 e a Champions League das Américas, no ano posterior.