Ex-técnico da Seleção Brasileira fala sobre briga entre entidade e liga brasileira

Campeão do mundo com a Seleção Brasileira feminina em 1994, o técnico Miguel Ângelo da Luz está bastante insatisfeito com o imbróglio entre a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e o Novo Basquete Brasil (NBB).

Recentemente, a entidade retirou a chancela de campeonato oficial do NBB, o que causou a exclusão das equipes brasileiras da Liga Sul-Americana.

“Isso me entristece muito. As pessoas são muito vaidosas, isso está atrapalhando o crescimento do esporte da bola laranja. É preciso, urgentemente, de um seminário para discutirmos os melhores caminhos para o basquete voltar a crescer. Essa briga fez com que nenhuma equipe brasileira dispute a Liga Sul americana. Lamentável!”, disse Miguel Ângelo, em entrevista ao Lance!

Até o momento, ainda não se sabe qual será a configuração do basquete brasileiro na próxima temporada. A tendência é que a CBB organize seu próprio campeonato, que deve ser reconhecido como o torneio oficial do esporte no país. Por outro lado, o NBB irá acontecer normalmente, com a participação de 19 equipes.

Maior edição da história do NBB

A próxima temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) promete ser a maior da história. Com alguns retornos importantes, a competição contará com a participação de 19 clubes, representando oito estados brasileiros diferentes. Segundo informações do Lance!, a bola volta a subir no dia 21 de outubro. A tendência é que o calendário oficial do torneio seja divulgado ainda no mês de agosto.

Nas últimas semanas, Vasco da Gama, Botafogo e Mogi confirmaram presença na próxima edição do torneio, após apresentarem as garantias financeiras necessárias para tal. Sendo assim, o NBB 16 superou a edição de 2012/13, que teve 18 participantes.

O presidente da LNB (Liga Nacional de Basquete), Rodrigo Franco Montoro celebrou os retornos e afirmou que a próxima temporada será a maior da história da liga, tanto na qualidade dos jogos quanto nas questões de visibilidade comercial.

“Teremos um campeonato espetacular, o maior da história, com 19 equipes. Os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete vão proporcionar jogos de alta qualidade aos seus torcedores, além de e muita visibilidade à seus parceiros comerciais”, disse.

O Flamengo é o maior vencedor da história do torneio com sete títulos. Além da equipe rubro-negra, Brasília (3), Sesi Franca (2), Bauru (1) e Paulistano (1) também já levaram a taça do NBB para casa.