Famosa jogadora da WNBA anuncia aposentadoria

Layshia Clarendon, famosa jogadora da WNBA por ser a primeira a se declarar não-binária, anunciou a aposentadoria das quadras na última sexta-feira (20). A agora ex-jogadora atuou por 11 anos na principal liga de basquete feminina do mundo.

“A lição que aprendi no ano passado é que tudo chega ao fim. Chegou a hora da minha carreira no basquete terminar. Estou profundamente em paz com essa escolha, pois minha mente, corpo e espírito sabem inequivocamente que é hora de seguir em frente”, disse, em comunicado sobre a decisão de deixar as quadras permanentemente.

Clarendon ganhou repercussão em 2020, quando se assumiu ser não-binária, uma pessoa cujo não se encaixa como homem ou mulher. Na bio de suas redes sociais, afirma que seus pronomes são “ela/dela, ele/dele e eles/deles”.

A carreira de Layshia Clarendon

Como dito anteriormente, foram 11 anos de carreira profissional. A jogadora iniciou a trajetória no basquete universitário, pela equipe do Califórnia Golden Bears. Em 2013/14, foi escolhida pelo Indiana Fever. Após duas temporadas na franquia, se transferiu para o Atlanta Dream. Depois, foi para o Connecticut Sun. Por fim, ainda teve passagem por New York Liberty e Los Angeles Sparks, equipe que defendeu na última temporada.

Pela franquia angelina, a mais recente em que atuou, foram 21 jogos com médias de 4,3 pontos, 1,8 rebotes e 2,6 assistências por noite.

Seu melhor desempenho na carreira foi pelo Atlanta Dream, em 2017, com 10.7 pontos e 6.6 assistências em média. Na ocasião, inclusive, foi selecionada para participar do All-Star Game da WNBA.