Famoso nome na NBA surpreende e anuncia a aposentadoria
Um dos grandes nomes que teve uma passagem relevante pela NBA, o experiente pivô espanho Marc Gasol anunciou que está se aposentando das quadras de basquete. Ele realizou o anúncio nesta quarta-feira, 31, em uma entrevista coletiva em Barcelona, sua cidade natal. Aos 39 anos, ele dedicou 20 deles às quadras de basquete.
O astro do basquete realizou o anúncio de sua retirada das quadras por meio de um vídeo que foi projetado em um cinema em Barcelona. Lá, ele deu mais declarações para os jornalistas sobre a decisão e afirmou que apesar de ter boas propostas, pesou o lado família, já que agora afastado das quadras, ele vai poder se dedicar mais aos seus familiares.
“É hora de se afastar. Uma parte foi decidida. Tem sido um processo difícil e há uma parte de mim que não concorda com isso, mas agora é a hora de retribuir tudo o que me ensinaram. Uma parte de mim ainda diz que você pode jogar… mas não, não. Abordo isso como se fosse o passo natural e necessário. No ano passado foi muito difícil para mim terminar a temporada, meu corpo estava no limite. Em Novembro sentámo-nos e começámos a finalizar esta decisão” afirmou Gasol.
Ele é irmão de Pau Gasol, outro importante nome da história da NBA e que foi bicampeão da NBA com o Los Angeles Lakers. Marc conseguiu apenas um título, na Temporada 2018/2019 com o Toronto Raptors.
Carreira de Marc Gasol na NBA
O espanhol teve uma carreira consagrada na NBA, principalmente por conta de sua passagem pelo Memphis Grizzlies. Gasol foi escolhido apenas como a 48° escolha no Draft de 2008, mas logo conseguiu seu espaço na franquia do Oeste, onde ficou por quase 11 temporadas, depois de passagens pelo Barcelona e Basket Girona.
No meio da Temporada 18/19, se transferiu para os Raptors onde conquistou seu título da NBA e permaneceu até o final da temporada seguinte. Em 2020, jogou no Los Angeles Lakers, onde seu irmão havia se consagrado, e desde 2021, defendia a equipe do Girona. Por sua seleção, Gasol conquistou dois campeonatos mundiais e duas medalhas de prata olímpicas (2008 e 2012).