Finais da WNBA registram crescimento absurdo de audiência

A temporada da WNBA 2024 foi um verdadeiro sucesso. A competição registrou um grande crescimento de audiência e as Finais coroaram esses números, com aumento de 142%, o maior de toda a história da liga, segundo a ESPN.

De acordo com números da emissora, divulgados na última semana, os 17 duelos da fase de playoffs tiveram uma média de 970 telespectadores. A temporada regular também obteve números expressivos e um grande aumento em relação aos últimos anos.

Um dos motivos para isso é a nova geração de atletas promissoras que devem dar uma cara nova a WNBA. Caitlin Clark, do Indiana Fever, e Angel Reese, do Chicago Sky, além da brasileira Kamilla Cardoso, que também atua no Sky, mostraram grande talento e capacidade de fortalecer a liga consideravelmente.

Mesmo com a queda do Sky na primeira fase e o Fever não avançando na primeira rodada dos playoffs, a fase de semifinal da WNBA teve média de 850 mil espectadores por jogo, 99% a mais do que 2023, por exemplo.

Nesta temporada, a grande final é entre New York Liberty e Minnesota Lynx. A série está empatada por 1 a 1 e o jogo decisivo acontece nesta quarta-feira (16), a partir das 21h (horário de Brasília).

WNBA terá expansão

A liga deve passar por algumas mudanças, que entram em vigor já em 2025. A primeira delas é o aumento das séries das finais para sete jogos (ao invés de três), repetindo a NBA. Além disso, a temporada regular passará para 44 jogos por franquia.

Por fim, a nova equipe será o Golden State Valkyries, que terá sua sede em San Francisco.