Finalmente sai a notícia que muitos esperavam sobre Victor Wembanyama
Victor Wembanyama é um dos “rookies” que mais vem causando impacto na NBA e muitos dos torcedores vem acompanhando o seu desempenho jogo a jogo, para observar do que a jovem promessa francesa é capaz de fazer dentro das quadras. E, apesar de mais um desempenho aquém da sua equipe, o San Antonio Spurs, Wemby não vem desapontando.
O pivô de 19 anos já jogou 15 partidas na atual temporada da NBA e dá para termos uma boa amostra do que o jovem consegue fazer nas quadras. O portal ‘BleacherReport’ fez uma avaliação sobre os principais fundamentos e o desempenho de Wembanyama até o momento. As notas podem ser vistas ao decorrer desta matéria.
Avaliação de Wembanyama na temporada até o momento:
Passe e Manuseio de Bola: B
Wembanyama é um jogador alto mas que possui altas habilidades com a bola nas mãos. Consegue pegar um rebote com facilidade e armar uma jogada para um companheiro que está um pouco mais distante. No entanto, as vezes distribui passes ruins muito por conta da ansiedade em propor jogadas.
Recuperação: B+
Usa da sua alta envergadura para ser efetivo nos rebotes. Não a toa, ele é o 17° no ranking de rebotes por jogo, com 9,1 e seus longos braços conseguem pegar rebotes que outro jogador da NBA não conseguiria.
Defesa Interior: A+
Ele deverá ganhar alguns prêmios de jogador defensivo do ano. Fica atrás apenas de Anthony Davis e Brook Lopez no ranking de bloqueios por jogo. É só observar o lance abaixo para entender a facilidade que ele tem em bloquear algumas jogadas.
Defesa de Perímetro: A-
Consegue deixar os oponentes fora da zona de conforto quando vão tentar arremessos de três pontos. No entanto, como ainda é um jogador jovem, tem dificuldades para atuar contra armadores mais experientes da Liga.
Pontuação Interior: A-
Esse é um dos pontos altos para Wemby pontuar na NBA, já que no garrafão, ele tem uma taxa de acerto de 75%, acima até de grandes nomes como Anthony Davis e Joel Embiid. Seria ainda melhor, mas os Spurs não contam com um armador de prateleira.
Pontuação de Perímetro: C-
Ponto fraco da promessa francesa, já que ele não costuma tentar tantos arremessos fora de um metro. Ele atira menos de 27% de três pontos e também costuma tentar pouco em tiros mais próximos ao arco, usando de melhor artifício o garrafão para pontuar.
Nota Geral: A-
A pontuação de perímetro é o único ponto fraco apresentado por Wemby até este momento. Ele tem todas as credenciais e não se surpreenda com uma eleição ao DPOY. Até o momento, suas médias são de 18.8 pontos por partida, 9.5 em rebotes e 2.5 em assistências, algo muito bom pra quem está começando agora na NBA.