Foi dispensado e não está conseguindo um novo time na NBA
Um experiente nome da NBA está vivendo um drama de ter sido dispensado da sua última equipe e não conseguir transferência para nenhuma franquia até então. Trata-se de Serge Ibaka. O experiente ala-pivô de 33 anos está sem clube desde que deixou o Indiana Pacers na última temporada e ainda não pensa em aposentadoria.
Ele iniciou a última temporada no Milwaukee Bucks mas foi envolvido em uma grande negociação de troca entre quatro equipes, que acabou levando Kevin Durant ao Phoenix Suns e Ibaka para os Pacers. Mas, pouco tempo depois, ele foi dispensado. Agora, na agência livre, ainda aguarda propostas.
Em entrevista a Shams Charania, insider da NBA, ele afirmou que ainda pode contribuir bastante para as franquias da NBA e está somente a espera de uma oportunidade. “Muitas coisas que posso trazer para um time… basquete, experiência de vencer, jogar com grandes jogadores”, afirmou ele que foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Com dupla nacionalidade, Ibaka começou em 2009 na NBA
Nascido na República do Congo, Ibaka se naturalizou espanhol e deu seus primeiros passos no basquete na Espanha. Após pouco tempo atuando no basquete local, ele participou do Draft da NBA em 2008 e foi selecionado como a 24ª escolha geral pelo SuperSonics, que viria a se tornar Oklahoma City Thunder. Apesar de recrutado em 2008, ele assinou um contrato com o Thunder, onde ele iria para a NBA apenas no ano seguinte.
De 2009 até 2016, ele foi atleta da equipe de Oklahoma. Depois disso, ele teve passagens por Orlando Magic, Toronto Raptors e Los Angeles Clippers, até chegar nos Bucks em 2021. Na mesma entrevista para Charania, ele afirmou ter sofrido injustiça no time do Leste, já que Mike Budenholzer, então treinador na época, havia prometido que ele jogaria em caso de lesão dos companheiros de time. Mas alguns nomes de fato se lesionaram, e Ibaka seguiu sem minutagem.
Na carreira na NBA, ele possui médias de 12.0 pontos por partida, 7.1 em rebotes e 0.8 em assistências.