França vence e mesmo assim é eliminada da Copa do Mundo
A França venceu a seleção do Líbano na última rodada da primeira fase da Copa do Mundo de Basquete 2023. A vitória, no entanto, foi insuficiente, tendo em vista que a França havia perdido as duas primeiras partidas no Grupo H contra as seleções do Canadá e da Letônia. Com isso, a França se contenta apenas em se despedir com uma vitória e duas derrotas da competição.
Os destaques da partida foram Guerschon Yabusele, que anotou 18 pontos, três rebotes e uma assistência; Evan Fournier, com 17 pontos, dois rebotes e quatro assistências e Nicolas Batum, com 12 pontos, quatro rebotes e três assistências.
Fournier e Batum eram dois dos três nomes que atuam na NBA e que foram convocados para representar os franceses na Copa do Mundo de Basquete. Batum é jogador do Los Angeles Clippers, enquanto Fournier é atleta do New York Knicks. O outro atleta era Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves. Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs, havia recusado a convocação para se preparar para a próxima temporada da NBA.
Como foi a partida da França contra a seleção do Líbano
As duas seleções entraram em quadra já eliminadas por terem perdido os dois primeiros confrontos. Bastava a honra de deixar a competição com uma vitória na bagagem. E a partida foi bastante disputada entre as duas equipes que mantiveram o equilíbrio até o final do terceiro quarto.
Os libaneses venceram a primeira parcial com apenas um ponto de vantagem (20×19). Os franceses conseguiram virar a partida no segundo quarto, mas viram os libaneses voltarem à frente, novamente por um ponto de diferença. O último quarto foi crucial para definir a partida, assim como havia sido no jogo anterior entre França e Letônia. Os franceses conseguiram vencer o último quarto por 27×20 e sacramentaram o placar final em 85×79
Classificação do Grupo H
1° Canadá – 6 pontos (3V 0D)
2° Letônia – 5 pontos (2V 1D)
3° França – 4 pontos (1V 2D)
4° Líbano – 3 pontos (0V 3D)