Gabriel Bortoleto está ganhando salário de faraó na Fórmula 1

Único representante do Brasil na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto ainda não conseguiu se habituar ao carro da Sauber, escuderia suíça. Aos 20 anos, o piloto chegou à elite automobilística sabendo da importância de se manter entre os melhores da modalidade após faturar o título da Fórmula 2, em 2024. Mas afinal, qual o vencimento do jovem promissor?

Por ser um dos poucos estreantes na atual temporada da Fórmula 1, Gabriel Bortoleto não ostenta salário astronômico comparado aos veteranos. Isso porque a imprensa internacional declarou que, por ano, o brasileiro irá faturar US$ 2 milhões (cerca de R$ 11,6 milhões na cotação atual). Em resumo, mensalmente o piloto recebe o equivalente a R$ 966 mil da Sauber.

A fatia se aproxima do salário mensal (sem luvas e bonificações) que Neymar adquire por defender o Santos. Em contrapartida, os valores de Bortoleto não são exclusivos, haja vista que os estreantes Kimi Antonelli, da Mercedes, e Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, também ostentarão US$ 2 milhões ao longo da atual temporada.

Confira os maiores salários da Fórmula 1 em 2025:

  • Max Verstappen (Red Bull Racing): US$ 65 milhões por ano
  • Lewis Hamilton (Ferrari): US$ 60 milhões por ano
  • Charles Leclerc (Ferrari): US$ 34 milhões por ano
  • Fernando Alonso (Aston Martin): US$ 20 milhões por ano
  • Lando Norris (McLaren): US$ 20 milhões por ano
  • George Russell (Mercedes): US$ 15 milhões
  • Carlos Sainz (Williams): US$ 10 milhões por ano
  • Pierre Gasly (Alpine): US$ 10 milhões por ano

Apesar da disparidade ser evidente, é válido destacar a motivação por detrás da “desvalorização” de Gabriel Bortoleto. Enquanto o brasileiro está em seu primeiro ano na Fórmula 1, Max Verstappen, por exemplo, detém quatro títulos mundiais. Dessa forma, os vencimentos são baseados na constância dentro das pistas e o prestígio nas escuderias.

Gabriel Bortoleto revela desnível na Fórmula 1

Os brasileiros estão empolgados por verem um outro compatriota nas pistas desde que Felipe Massa se despediu da Fórmula 1, em 2017. No entanto, Bortoleto pregou cautela diante da euforia dos torcedores, já que seu início na Sauber tem sido difícil. Em sua análise, a adaptação ao novo veículo demandará tempo, o que o projetará ao estrelato somente em alguns anos.

“Não tem sido fácil. Vim de dois anos sendo campeão, brigando por vitórias e pódios, e agora quando faço um ótimo trabalho chego ao Q2. Mas isso não é novidade, não esperava começar esta temporada brigando por pódios ou pontos. É assim que funciona, preciso ter paciência. Se lembrar do início de George Russell na F1, ele não marcou nenhum ponto e, agora, briga constantemente por pódios e objetivos grandes. Preciso aprender e melhorar”, desabafou o brasileiro.