Grêmio foi campeão somente 3 vezes do Campeonato Gaúcho
O Grêmio é uma das equipes mais tradicionais quando se fala em futebol. Mas a agremiação gaúcha também já esteve presente no basquete. A história do Tricolor no basquete teve início lá em 1912, quando membros da diretoria criaram um departamento para a prática de esportes amadores. Realizados por atletas amadores e não remunerados, o basquete foi um dos esportes que surgiu no Grêmio naquela época.
Com bastante atenção do clube na época, o Grêmio ganhou um espaço exclusivo quando foi elaborado um projeto de um novo estádio. Mas este não foi colocado em prática na época. O basquete gremista vinha conseguindo enorme destaque a nível estadual, e o Tricolor começava a disputar o Campeonato Gaúcho de Basquete.
E em 1934, veio o primeiro título do Campeonato Gaúcho de Basquete, que na época era chamado de Liga Atlética do Rio Grande do Sul (LARGS). Naquela época, era a 12° edição do campeonato que estava sendo disputada.
O Grêmio viria a conquistar o estadual de basquete apenas outras duas vezes: o bicampeonato de 1954 e 1955, quando o torneio tinha a alcunha de Federação Gaúcha de Basketball (FGB). Atualmente, o Tricolor desativou o seu departamento de basquete, dando atenção à outros esportes, como o Futebol e o Atletismo.
Principal rival do Grêmio é o maior campeão gaúcho de basquete
Enquanto o Grêmio possui apenas três conquistas do Gaúcho de Basquete, o seu principal rival – que é o Internacional – já conquistou o torneio nada mais nada menos do que 14 vezes, sendo o maior campeão gaúcho de basquete da história.
A última conquista do Grêmio aconteceu em 1955, já a do Internacional foi em 1982. Duas grandes equipes com histórias gloriosas no futebol, mas apenas uma delas tem uma marca a ser comemorada no basquete.