Gui Santos que se cuide: Novo brasileiro estará presente no Draft da NBA
A liga norte-americana de basquete reúne os melhores jogadores do mundo ao longo das temporadas. No entanto, poucos foram os brasileiros que puderam levar o estilo de jogo às quadras da NBA desde a sua fundação. Na última terça-feira (22), o jornalista Arthur Salazar afirmou que Nathan Mariano, do Sesi Franca, estará disponível no Draft.
Atual campeão do Novo Basquete Brasil (NBB), o ala-pivô pode se juntar a Gui Santos, do Golden State Warriors, como únicos brasileiros em atuação na NBA. Na análise do comunicador, o atleta de 21 anos apresenta sua melhor fase da carreira, garantindo grandes chances de ser selecionado no próximo Draft para a temporada 2025/26.
“Tem ferramentas pra se tornar um jogador desse calibre. Mas, para pular de Franca pra maior liga do mundo, depende de bons treinos pré-Draft. No papel, é o jogador mais interessante que exportamos ao lado de Gui Santos. Top 70. Nathan tem material pra ser considerado um dos melhores defensores do nosso basquete. No entanto, sem deixar de ser muito impactante no ataque. Não à toa que vai buscar destaque pra chegar forte no Draft”, avaliou Arthur Salazar.
Em um contexto geral, o ala conta com quatro temporadas defendendo a camisa do Franca, colocando a atual season como a melhor de sua trajetória. A nível de conhecimento, Mariano detém médias de 7.2 pontos, 3.7 rebotes, 0.5 roubo de bola e 0.6 toco por embate. Por outro lado, possui aproveitamento de 37.7% nas bolas de três e quase 60% de dois pontos.
Brasileiro merece vaga na NBA?
A pouca idade de Nathan revela um amadurecimento profissional que poucos veteranos conseguiram manter ao longo da carreira. Como resultado de seus esforços em quadra, o brasileiro conta com uma extensa prateleira de títulos. Em suma, o possível sucessor de Gui Santos faturou três taças da NBB (2022, 2023 e 2024), além da Champions League Américas (2023).
Em função das performances acumuladas, foi convocado pelo técnico Aleksandar Petrovic para figurar na Seleção Brasileira. Entretanto, é válido destacar que sua presença no Draft da NBA pode ganhar capítulos ainda mais dramáticos, já que está presente nos playoffs do NBB com o Franca.