Ícone do basquete morre aos 72 anos
Um dos ídolos do basquete escolar e universitário norte-americano, Sam McCants morreu aos 72 anos no último dia 25 de dezembro. O ex-jogador é considerado a maior lenda do Pensacola Catholic, equipe que disputa a liga de High School de basquete.
“Sudden Sam”, como era carinhosamente conhecido, teve grande atuação no campeonato estadual da Classe 1A, de 1971. Com a equipe, obteve um recorde incrível de 33-1. O seu brilho se estendeu para o Final Four, onde marcou 51 pontos na semifinal e 48 na grande decisão, diante do Martin County. A partida terminou com vitória por 94 a 81 para os “Crusaders”.
McCants é considerado um dos maiores jogadores do ensino médio, onde acumulou 3.333 pontos. Até hoje, é um dos maiores recordistas da Pensacola Catholic. Muitos acreditam que, se a linha de três pontos existisse na época em que atuou, os seus números seriam ainda maiores.
Já na liga universitária, Sudden Sam atuou pela Oral Roberts University, onde teve uma média de 24 pontos por noite e ajudou a equipe a chegar ao Elite Eight. Obivamente, suas atuações não passaram despercebidas pela NBA e em 1974, o jogador foi draftado pelo Chicago Bulls.
Em nota, a Pensacola Catholic High School lamentou a perda de Sam McCants e expressou toda a importância que o ex-jogador teve para a instituição.
“A Catholic High oferece nossas orações e condolências à família McCants e deseja expressar nossa gratidão a Sam por tudo que ele contribuiu para sua mãe criadora”, escreveu a escola, em uma publicação nas redes sociais.