James Harden chegou ao limite e decidiu encerrar de uma vez por todas

Depois de oscilar dentro de quadra com as vestes do Los Angeles Clippers, James Harden decidiu colocar um ponto final em sua desvalorização. Em seu segundo ano pela franquia da Conferência Oeste, o armador de 35 anos recuperou sua destreza diante dos adversários, tornando-se um dos líderes do plantel comandado pelo técnico Tyronn Jamar Lue.

Ainda que reconheça sua grandeza na história da NBA, Harden rasgou o verbo sobre como tem sido tratado nos últimos anos. Em entrevista cedida ao “Overtime”, o astro revelou sentir que não é valorizado como deveria. Focado integralmente no Los Angeles Clippers, o armador decretou sua dependência em alçar voos mais altos ao lado dos demais companheiros de equipe.

“Não sinto que recebo o crédito suficiente pelo trabalho que coloco nisso. As pessoas querem falar sobre tudo e um pouco mais, sobre coisas que nem sabem. Eu realmente amo o basquete. Foi o que me trouxe até aqui e é a prioridade número um. E, agora que estou ficando mais velho, a alimentação adequada, o sono e a recuperação são muito importantes, e tenho me dedicado a isso”, disse o jogador.

O comprometimento de James Harden é evidenciado com a evolução técnica apresentada nas duas temporadas com a equipe californiana. Na season 2023/24, o armador teve média de 16.6 pontos, 5.1 rebotes e 8.5 assistências por jogo na NBA. Em contrapartida, na atual edição já são 22.5 pontos, 5.8 rebotes e 8.6 assistências.

Trajetória de James Harden na NBA

Depois de se destacar na equipe universitária do Arizona State Sun Devils, James Edward Harden Jr. foi draftado pelo Oklahoma City Thunder na temporada 2009/10. Após três anos em alto nível, o armador foi negociado com o Houston Rockets para disputar a temporada 2012/13. Com quase um década defendendo a equipe texana, o astro encerrou seu ciclo.

Pegando a todos de surpresa, James Harden foi anunciado pelo Brooklyn Nets, mas não conseguiu mostrar seu potencial. Como resultado do descenso, foi contratado pelo Philadelphia 76ers na temporada 2021/22, mas logo rumou em direção ao Los Angeles Clippers. No mais, mesmo não possuindo títulos da NBA, ostenta dois troféus de MVP na fase regular.