Joel Embiid bate o martelo e define sobre saída do Philadelphia 76ers
Antes mesmo do período de free agency começar, o pivô do Philadelphia 76ers, Joel Embiid, já esta sendo cobiçado por outras franquias da NBA. Ainda em junho, o New York Knicks manifestou um forte interesse em contar com Embiid na franquia, esperando, inclusive, a situação dos Sixers ficar caótica, para que os Knicks pudessem fazer a investida no atleta.
Em maio, após derrota para o Boston Celtics, o Philadelphia 76ers acabou sendo eliminado do torneio e isso trouxe para Joel Embiid um certo peso. Em coletiva pós-partida, o pivô afirmou se sentir culpado pela eliminação dos Sixers e reconheceu que não fez um dos melhores jogos, mas deixou claro também que o time não pode depender somente dele ou do ala-armador James Harden.
Após essa declaração, começaram as especulações sobre o futuro de Joel Embiid dentro do Philadelphia 76ers. No entanto, mesmo depois da eliminação, confirmaram que Embiid não sairá dos Sixers. Segundo o jornalista Sean Deveney, um gerente geral da NBA confirmou não haver a menor chance do pivô deixar a franquia. A troca não acontecerá, porque Joel Embiid quer continuar na equipe.
Joel Embiid foi MVP da temporada 2022/23 da NBA
A eliminação dos Sixers para o Boston Celtics foi doída, mas não tem como negar que a temporada 2022/23 foi boa para o Philadelphia 76ers. O time chegou às semifinais e Joel Embiid não foi somente um dos melhores jogadores da equipe, mas também do torneio. Pelo desempenho mostrado, o pivô levou o prêmio de MVP da temporada 2022/23 da NBA.
Em 66 partidas com os Sixers na última temporada, Embiid alcançou a média de 33.1 pontos, 10.2 rebotes, 4.2 assistências e aproveitamento de 33% nos arremessos de três pontos.