Joel Embiid passa por situação desagradável com a Seleção nas Olimpíadas
Mesmo com a vitória dos Estados Unidos por 110 a 84 sobre a Sérvia no último domingo (28), o pivô Joel Embiid foi alvo de vaias por parte da torcida presente durante todo o jogo. O motivo não foi a atuação, mas sim a escolha do jogador em defender o Team USA e não a França, algo que ele chegou a prometer que faria.
Tudo começou em 2021, quando o astro do Sixers enviou uma carta ao presidente francês, Emmanuel Macron, pedindo a cidadania francesa. No documento, o atleta afirma que não quer atuar por nenhum outro país e se compromete a defender os Bleus.
No ano seguinte, Embiid recebeu o green card norte-americano, por morar no país há mais de dez anos. Dessa forma, ele poderia optar entre os EUA e a França. No final, decidiu pelos Estados Unidos, o que levantou um sentimento de traição nos franceses.
O craque do Philadelphia 76ers foi alvo de várias críticas, inclusive de ex-jogadores, como Frederic Weis, que chegou a pedir até para que Embiid não fosse autorizado a entrar na França.
“Você acha que ele tem algum respeito por nós? Eu não. Existem tantas pessoas que desejam um passaporte ou um visto daqui e não conseguem. Joel Embiid recebeu apenas por ser um grande atleta que poderia disputar as Olimpíadas pela França. Isso não está certo, é escandaloso. Então, não me importo se ele está se desculpando ou algo do tipo. Afinal, suas palavras não valem de nada”, disparou Weis.
Por fim, a tendência é que o pivô continue como alvo por parte dos torcedores enquanto estiver nas Olimpíadas de Paris.