Joel Embiid RECUSOU a seleção francesa para defender as cores dos Estados Unidos

Joel Embiid deve integrar a equipe dos Estados Unidos que vai disputar o torneio de basquete nas Olímpiadas de Paris em 2024. O astro do Philadelphia 76ers esteve perto de defender a França, mas optou pelo país norte-americano.

O pivô nasceu em Camarões, mas tinha em mãos a possibilidade tanto de defender os EUA, quanto a França. A ideia dos Estados Unidos é levar os melhores para garantir a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, e Joel Embiid é um dos cotados a fazer parte do elenco que também deve ter Lebron James, Stephen Curry, entre outros astros da NBA.

De acordo com Joe Vardon, do portal “The Athletic“, o jogador do 76ers chegou a entrar em um acordo para atuar na Seleção Francesa de Basquete. Inclusive, o próprio Embiid foi quem procurou Jean-Pierre Siutat, presidente da Federação, para conversar.

“Joel nos procurou. Ele nos disse que gostaria de jogar no basquete internacional de seleções. Embiid queria vencer e queria jogar pela França. Então, nós o ouvimos e tentamos fazer o possível para que acontecesse. Mas não rolou”, disse o mandatário à Vardon.

O dirigente explicou que, no entanto, os trâmites burocráticos foram um empecilho. Apesar de falar francês, Embiid nunca morou no país, ou seja, não possuí passaporte. Essa parte foi crucial para a história tomar um novo rumo.

“Além do desejo de jogar, ele precisava de um passaporte. Ele queria isso, era a única forma de possibilitar que ele jogasse pela nossa equipe. Então, eu fiz esse trabalho, uma operação que foi junta ao governo francês. Foi muito além da esfera esportiva. E ele dizia o tempo todo que jogaria pela França”, completou.

O basquete masculino nas Olímpiadas de Paris está previsto para acontecer a partir do dia 27 de julho. A final está marcada para 10 de agosto.