Joel Embiid tomou decisão e quebrou promessa feita para presidente

Astro do Philadelphia 76ers, Joel Embiid está na lista dos 12 convocados pela Seleção dos Estados Unidos para a disputa das Olimpíadas de 2024, em Paris. Apesar disso, a situação quase teve outro rumo, com o jogador quase vestindo a camisa da França.

Segundo informações do canal francês “RMC Sport”, em 2021, Embiid prometeu ao presidente Emmanuel Macron que tiraria a nacionalidade francesa para defender o país nos Jogos Olímpicos.

“Depois de discussão com a Federação Francesa de Basquetebol, a minha escolha foi agora feita. Quero tomar medidas para obter a naturalização francesa e, assim, poder ser selecionado com os Bleus. Portanto, não quero jogar por nenhuma outra seleção”

Ainda na matéria, o pivô de 30 anos reforça a sua intenção de escolher à França ao invés dos Estados Unidos e Camarões, suas outras duas nacionalidades.

“Nunca vesti as cores de nenhuma seleção. Seria uma honra imensa eu fazer parte desta equipe francesa para participar das próximas grandes competições internacionais, em primeiro lugar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024”, acrescentou.

Agora, em 2024, Embiid estará a serviço dos EUA. Ele foi um dos 12 convocados para o “Dream Team”, que busca a medalha de ouro justamente na França. Junto dele, estarão outros astros da NBA, como LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant, Jayson Tatum, entre outros.

Na temporada regular 2023-24, o pivô obteve médias de 34.7 pontos, 11 rebotes e 5.6 assistências. Foram apenas 39 jogos disputados em decorrência de lesões recorrentes. Nesse interim, permaneceu, em média, 33.6 minutos em quadra.