Joia está de volta ao Palmeiras
Já dizia o ditado: um bom filho à casa torna. Mesmo que seja apenas para visita. Foi isso que Yago Mateus, estrela das bases do Palmeiras de basquete, fez. Atualmente, com 24 anos, Yago atua como armador e foi uma das maiores revelações do Verdão, no que diz respeito ao basquete infantil.
O time adulto de basquete do Palmeiras foi encerrado em 2015 e, em situação parecida com outras equipes que já tiveram que encerrar as atividades de forma repentina, pedindo licença ao NBB e à Federação Paulista de Basquete, os motivos envolveram questões financeiras. Além da falta de interesse de manter o núcleo do esporte, o clube perdeu o único patrocínio restante.
Desde então, o Verdão continuou trabalhando com o basquete, mas sem uma equipe profissional. As bases continuam ativas e disputando as competições condizentes com suas respectivas idades, e foi no meio dessas atividades que Yago Mateus foi revelado.
Em visita às instalações do Palmeiras, Yago Mateus revela gratidão pelo time
O jogador foi convidado pelo clube alviverde para palestrar aos meninos das categorias sub-12 a sub-18 do basquete. Recentemente, o Yago Mateus atuou pelo Chicago Bulls para Summer League 2023, o torneio pré-temporada da NBA. Antes do torneio, o armador estava jogando pelo Ratipharm Ulm, mas recentemente fechou acordo com o Estrela Vermelha, da Sérvia.
Durante a palestra, Yago falou “É incrível voltar e ver que ainda tem muita coisa igual, desde o porteiro ao pessoal da quadra. É uma sensação única estar aqui e poder viver esse momento. Cheguei ao clube com 13 anos, fui até o Sub-17 e joguei um campeonato adulto. Foi incrível, aprendi muitas coisas e fiz amigos que eu levo para a vida toda. Foram pessoas que me ensinaram muito para que eu pudesse sair daqui preparado para jogar no profissional. Devo muito ao Palmeiras e a todos que me receberam e me trataram muito bem”.