Jornalista crava que FIBA não quer jogadores da NBA no basquete 3X3

O jornalista Brian Windhorst trouxe uma opinião polêmica sobre a FIBA e a participação de atletas da NBA no basquete 3×3. Para o insider, a entidade não quer a presença dos atletas da principal liga do mundo na modalidade.

Em participação no “The Pat McAfee Show”, Windhorst afirmou que a FIBA intencionalmente dificulta que mais jogadores se tornem elegíveis para participar do torneio. As declarações vem após uma eliminação dos Estados Unidos na primeira fase.

“A FIBA realmente não quer que os EUA se saiam bem em 3 contra 3. Eles realmente querem que isso seja para países que não podem colocar 5 contra 5 equipes e, portanto, fazem todas essas coisas. Eles têm todas essas diferentes camadas de coisas que você precisa fazer para se qualificar”, disparou.

O jornalista trouxe exemplo de grandes jogadores que não conseguiram um lugar na equipe 5×5 e que poderiam ser aproveitados no 3×3, como Kyrie Irving, do Mavericks. Apesar disso, a participação do jogador não depende apenas da vontade de estar lá.

“Kyrie não pode simplesmente aparecer e jogar. A única maneira de jogar é se você jogar em 15 eventos de qualificação. Não é 15, estou apenas chegando a esse número … O que você está falando (estrelas da NBA jogando 5×5 e 3×3) é o que eles não querem. Eles não querem que caras dos EUA façam parte do 5 contra 5 e dessa (3×3).”, completou.

Há uma série de objetivos que o jogador precisa cumprir para estar no 3×3. Uma delas é participar de uma certa quantidade de eventos da modalidade, algo que não atraí muito os astros da NBA. Com isso, fica inviável a participação dos mesmos, o que acarreta em um decréscimo de qualidade.