Jornalista da NBA revelou porque o técnico dos Grizzlies foi demitido

Na última sexta-feira (28), a cúpula do Memphis Grizzlies decidiu alterar o curso da temporada com a demissão do técnico Taylor Jenkins. Embora a franquia não tenha revelado o motivo da rescisão contratual do comandante, o jornalista Tim MacMahon esclareceu se tratar de uma decisão visando o amadurecimento de Ja Morant.

Restando apenas nove rodadas para o fim da temporada regular, o Grizzlies abriu mão dos trabalhos de seu treinador. Segundo o comunicador, o fator tático colocou em xeque sua dinástica diante da franquia da Conferência Oeste. De modo geral, a visão de jogo de Jenkins dificultava o rendimento coletivo, inclusive do principal astro do plantel.

“A decisão de fazer isso agora e seguir em com o assistente técnico Noah LaRoche, tinha a ver com otimizar Ja Morant e voltar a todas as jogadas de pick-and-roll. Esse foi o principal fator para a demissão. Houve um rumor sobre ele estar infeliz durante toda a temporada”, explicou MacMahon durante o podcast The Hoop Collective.

Para que Ja Morant enxergasse a sua importância para o Grizzlies, os dirigentes optaram por demitir o treinador com a finalidade de montar um planejamento mais sólido. Por sua vez, o jogador recuperaria a confiança em dias melhores ao lado de seus companheiros de equipe.

“Isso foi basicamente um ‘Ei Ja, você ainda é o nosso cara. Tudo o que fizermos será baseado no que é melhor para você. O que otimiza você’. Memphis se afastou disso por boa parte desta temporada. Agora, está se inclinando para seu lado”, completou MacMahon.

Jogador do Glizzlies desmente jornalista 

Embora tenha creditado a saída de Taylor Jenkins ao futuro de Ja Morant, o astro não se deu por satisfeito com a demissão do treinador. Ao ser questionado sobre a queda do comandante, o armador não conseguiu esconder a frustração de ter perdido um de seus pilares na equipe da Conferência Oeste. 

“É difícil para mim. Tenho Taylor como técnico desde que cheguei aqui. Tudo o que fiz com a camisa do Grizzlies foi sob o comando dele. É a primeira vez que realmente sinto a saída de um técnico desde que comecei a jogar basquete. Então, foi muita coisa para processar. Com o momento, é difícil. Tivemos que virar a página do nada”, desbafou Morant.

Ocupando a quinta colocação da repartição Oeste, o Memphis Grizzlies conquistou 44 vitórias e 31 derrotas ao longo da temporada regular. Por sua vez, para carimbar vaga nos Playoffs, restam apenas seis duelos na NBA.