Kobe Bryant por muito pouco não foi contratado pelo Dallas Mavericks
Kobe Bryant foi um dos poucos jogadores a atuar em apenas uma franquia durante a carreira inteira; foram 20 anos com a camisa do Los Angeles Lakers. Mas essa relação quase foi quebrada em 2007.
Duas temporadas antes, o Dallas Mavericks, liderado por Dirk Nowitzki, chegou a sua primeira final, mas acabou sendo derrotado pelo Miami Heat. No ano seguinte, liderou a Conferência Oeste e Nowitzki foi MVP da temporada, mas novamente não teve sucesso e caiu na primeira rodada para o Golden State Warriors.
Com essas duas derrotas duras para o time de Dallas, o proprietário do clube, Mark Cuban, resolveu que era necessário reforçar o elenco para ajudar o alemão a conquistar o primeiro campeonato.
“EU ACHEI QUE (A TROCA DO KOBE) TINHA SIDO FEITA ”
Em entrevista à repórter do Bleacher Report, Taylor Rooks, Cuban disse que Jerry Buss, dono dos Lakers, disse: “Olha, achamos que podemos nos despedir de Kobe”. Na época, o jogador e os Lakers não tinham uma boa relação, pois há anos não ganhavam um título. Além disso, de acordo com uma reportagem da ESPN na época, Bryant desejava ser trocado caso Jerry West não retornasse ao time com total autoridade.
De acordo com Marc Stein, a troca por Bryant envolvia Jason Terry, Josh Howard e futuras escolhas de draft de Dallas. Porém, o então General Manager de Los Angeles, Mitch Kupchak, convenceu a estrela do time a continuar com a camisa amarela e roxa. O time de Los Angeles teria como quinteto titular Derek Fisher, Jason Terry, Josh Howard, Lamar Odom e Andrew Bynum.
“Teria sido muito bom. Dirk estava ‘eu me trocaria por Kobe’, e eu disse: ‘Não, eu não vou te trocar, Dirk, esse é o ponto da questão”, relata Cuban. Além dessa negociação, Kobe também quase foi parar em Detroit, em troca de Rip Hamilton e Tayshaun Prince.