Kyrie Irving quer deixar a seleção dos Estados Unidos para defender outro país

Kyrie Irving pode atuar por outro país nas Olimpíadas de 2028. Em entrevista após o All-Star Game no último domingo (16), o jogador revelou que está no processo de passar a defender a Austrália, país onde nasceu.

“Estamos no processo disso agora, apenas tentando descobrir o melhor caminho para eu ser elegível. Há muita papelada envolvida. Obviamente, os Estados Unidos ainda têm uma decisão a tomar, mas, para mim, estou apenas tentando fazer o ue é melhor. Honestamente, se eu puder ser um australiano em um ponto da minha carreira e jogar pelo time australiano, isso seria ótimo”, destacou Irving.

O armador do Dallas Mavericks possuí dupla nacionalidade. Ele, inclusive, esteve presente nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, onde o EUA ganhou a medalha de ouro. Por outro lado, não foi um dos selecionados por Steve Kerr para integrar o grupo que novamente venceu a honraria máxima em Paris, no ano passado.

Para trocar de seleção, Kyrie Irving precisa passar por trâmites burocráticos

Como o mesmo disse na fala, há um série de fatores para que ele possa se tornar um jogador elegível para atuar na Seleção da Austrália. O primeiro deles seria uma aprovação do Comitê Olímpico dos Estados Unidos. Além disso, Irving também necessitaria de um sinal verde por parte da Basketball Australia e da FIBA.

O país, localizado na Oceania, possuí uma equipe forte e que conta com alguns jogadores da NBA, como: Dyson Daniels, do Atlanta Hawks, Josh Giddey, do Chicago Bulls, e Duop Reath, do Portland Trail Blazers. A chegada de Irving vai fortalecer esse núcleo ainda mais.