Lenda do basquete nacional morre aos 89 anos

Lenda do basquete nacional, Amaury Pasos morreu aos 89 anos, na última quinta-feira (12), em São Paulo. O ex-jogador era um dos maiores expoentes do esportes no país.

A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) publicou uma nota lamentando o falecimento.

“O basquete está de luto. O Brasil e o mundo perderam nesta quinta-feira, 12 de dezembro, de madrugada, o ídolo e Hall da Fama da FIBA, Amaury Pasos. Aos 89 anos, o bicampeão mundial e MVP de uma Copa do Mundo, descansou, falecendo em São Paulo cercado por filhos, netos e familiares mais próximos”, escreveu a entidade.

O presidente da CBB, Guy Peixoto Jr, também falou a respeito da perda de Amaury e destacou que o jogador era um ídolo não só para o país, mas também para o basquete mundial como um todo.

“Amaury foi um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete. Tenho a satisfação de tê-lo tido como amigo e também como técnico. Um dos maiores não só do Brasil, mas como da história. É uma perda irreparável. Nosso corpo tem prazo aqui na Terra, mas o legado dele é eterno e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações”, disse o mandatário.

Quem foi Amaury Pasos, lenda do basquete nacional

Pasos possuí uma grande identificação com o Corinthians, onde foi bicampeão brasileiro e tri do Paulista. Ele também defendeu o Clube de Regatas Tietê e o Sírio. Pela Seleção Brasileira de Basquete, disputou 96 jogos. Amaury acumula marcas em Olimpíadas e Copa do Mundo, além de ser um dos maiores vencedores do país.

Conquistas:

  • 2x Campeão Mundial: Santiago do Chile 1959 e Rio de Janeiro 1963
  • 1x Medalhista de prata no Campeonato Mundial Rio de Janeiro 1954
  • 2x medalhista olímpico de bronze: Roma 1960 e Tóquio 1964
  • 1x Medalhista de bronze no Campeonato Mundial de Montevidéu 1967
  • 1x Medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de São Paulo 1963
  • 1x Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México 1955