Lenda do basquete norte-americano anuncia aposentadoria

Diana Taurasi, a maior pontuadora da história da WNBA e lenda do basquete norte-americano, anunciou na última terça-feira (25) a aposentadoria das quadras. Em entrevista à revista “Time”, a atleta de 42 anos confirmou que está pendurando as chuteiras.

“Mental e fisicamente, estou cheia. Essa é provavelmente a melhor maneira de descrevê-lo. Estou cheia e feliz”, afirma a agora ex-jogadora que atuou todas as 20 temporadas da WNBA pela mesma franquia: o Phoenix Mercury.

Ela deixa a liga com o recorde de maior pontuadora da história da competição. Segundo dados da revista, são 10.646 pontos na temporada regular. Além disso, acertou mais cestas de três pontos do que qualquer outra atleta e MVP da WNBA de 2009, duas vezes MVP das finais da WNBA, três vezes MVP da Euroliga e três vezes Jogadora do Ano da Liga Russa. “Eu tenho um currículo. Não cabe a mim avaliá-lo”, disse.

Taurasi também falou sobre as suas marcas na competição. Em um tom bastante humorado, destacou que alguém virá com a mesma fome para alcança-los, mas que espera que isso não seja em um curto período de tempo.

“Meu recorde de pontuação, ou as seis medalhas de ouro, alguém vai aparecer com a mesma fome, o mesmo vício em basquete, e colocar esses recordes de uma maneira diferente, um nome diferente. É disso que se trata o esporte. Isso vai ser divertido de assistir. Espero que não em breve”, destacou.

Na última temporada da WNBA, o Phoenix Mercury de Taurasi perdeu para o Minnesota Lynx na primeira rodada dos playoffs.