Lendário jogador da NBA morre aos 71 anos
Gus Williams, lenda da NBA e que conduziu o Seattle SuperSonics (atual Oklahoma City Thunder) ao título da liga em 1979, morreu aos 71 anos na última quarta-feira (15). A causa da morte não foi revelada, mas o ex-jogador sofreu um grave derrame em 2020.
Conhecido como “o Mago”, Williams estava, desde então, em cuidados paliativos. De acordo com o portal “Seattle Times”, o antigo armador estava morando em uma casa de repouso na região de Baltimore. Wally Walker, que também fez parte do Sonics campeão, lamentou a morte.
“Sua energia sempre foi tão positiva e seu senso de humor sempre esteve lá. Ele se dava bem com todo mundo. Sempre foi divertido com Gus e muitas risadas”, disse ao jornal.
Williams era um tipo de jogador raro na NBA
O Mago tinha esse apelido porque conseguia juntar velocidade, capacidade atlética e pontuação em apenas um jogador. Mesmo sendo uma escolha de segunda rodada (pelo Golden State Warriors), o seu dinamismo o fez um dos melhores armadores de sua geração. Ao total, foram seis temporadas com o SuperSonics.
O último time de Williams, no entanto, foi o Atlanta Hawks. A temporada 1986-87 foi a última de sua carreira. Mesmo assim, seus feitos em Seattle é que ficaram na memória do torcedor. Foram duas presenças no All-Star Game, uma participação no primeiro time do All-NBA e uma na segunda equipe.
Na temporada do título, o Seattle SuperSonics venceu 52 jogos na temporada regular. A equipe avançou até a grande final, onde derrotou o Washington Bullets (atual Wizards) por 4 a 1.