Liga Ouro vai voltar em 2025 e já tem data para começar
A LNB (Liga Nacional de Basquete) anunciou, na última segunda-feira (20), o retorno da Liga Ouro. A competição, que funciona como uma espécie de Divisão de Acesso ao NBB, contará com seis participantes em 2025 e já tem data para começar.
Com a primeira rodada prevista para o dia 15 de março, o destaque fica pela volta de duas equipes que já estiveram no Novo Basquete Brasil: A Liga Sorocabana e o Esporte Clube Vitória. Cruzeiro Basquete e Basket Osasco, que participaram recentemente do Campeonato Brasileiro de Basquete, também estão presentes. Por fim, Minas e Pinheiros também vão disputar a competição, mas com suas equipes reservas.
Rodrigo Franco, presidente da LNB, exaltou o retorno da Liga Ouro e a sua representação para o crescimento do Novo Basquete Brasil.
“Festejamos hoje a volta da Liga Ouro. O crescimento do NBB CAIXA passa pela retomada da competição, que possibilitará uma maior competitividade para o campeonato e o surgimento de novas franquias. Ademais, dará mais oportunidade para o surgimento e desenvolvimento de um maior número de atletas, o que é fundamental para o crescimento do basquete brasileiro”, disse o mandatário.
Formato de disputa da Liga Ouro
O congresso também definiu o formato de disputa da competição. As seis equipes se enfrentarão em turno e returno na primeira fase. Os dois primeiros colocados avançam diretamente para as semifinais. Já os demais fazem um playoff para definir as outras duas vagas. O terceiro enfrenta o sexto e o quarto disputa contra o quinto colocado em uma série de melhor de três.
Já as semifinais também serão no mesmo formato, com uma definição em três partidas. Por outro lado, a grande final terá uma série de melhor de cinco.
O campeão garante uma vaga no Novo Basquete Brasil (NBB). Caso este não consiga apresentar todos os documentos, a vaga irá para o vice e assim por diante. Cabe ressaltar que Minas e Pinheiros não podem conquistar o acesso ao NBB, mesmo vençam o título da Liga Ouro, uma vez que já disputam a competição com suas equipes principais.