Luto na NBA: Astro do basquete acaba de falecer
No último domingo (27), o New York Knicks anunciou o falecimento de um de seus maiores jogadores. Trata-se de Dick Barnett, astro que ostentou dois títulos da NBA com a franquia nova-iorquina enquanto exercia o papel de armador. Por meio de suas redes sociais, o time lamentou profundamente a perda da lenda de 88 anos, que veio a óbito enquanto dormia em uma casa de repouso em Largo, na Flórida.
“Ao longo de sua ilustre carreira, Dick Barnett personificou tudo o que significava ser do New York Knicks, tanto dentro quanto fora das quadras. Ele deixou um impacto positivo em todos que conheceu, e esta organização tem uma sorte incrível de tê-lo como parte tão integral de sua história. Sua camisa ficará para sempre pendurada nas vigas do Madison Square Garden, e seu desempenho ao longo da carreira ficará para sempre na memória dos torcedores do Knicks”, escreveu o Knicks.
Depois de se destacar na universidade com as vestes da Tennessee State Tigers and Lady Tigers, Barnett foi draftado para defender o Philadelphia 76ers na temporada 1959/60. Por sua vez, contou ainda com passagens por Los Angeles Lakers, até desembarcar no Knicks em 1965. No mais, confira as façanhas do astro da NBA:
- 2 títulos da liga norte-americana de basquete (1970 e 1973);
- 923 jogos disputados;
- 14.580 pontos anotados.
Homenagem em vida ao astro da NBA
Embora tenha oficializado sua despedida das quadras de basquete ao final da temporada 1973/74, Dick Barnett permanece em evidência para as futuras gerações. Em 1990, os dirigentes do New York Knicks anunciaram a aposentadoria da lendária camisa 12 utilizada pelo armador. Posteriormente, em 2024, o ex-jogador entrou para o Hall da Fama do basquete de Naismith.