Luto no basquete: Técnico morre após ataques da Rússia

A Guerra entre a Rússia e a Ucrânia segue fazendo vítimas sem precedentes. Viktor Kobzytsyi, ex-jogador e que atualmente trabalhava como treinador de basquete na Ucrânia, acabou sendo morto na madrugada desta sexta-feira, 29 de dezembro. A Federação de Basquete do país e autoridades locais confirmaram o falecimento.

Ele representou a Ucrânia em duas ocasiões no Campeonato Europeu, uma delas como jogador e outra como técnico, que foi onde se destacou mais, vencendo o Campeonato Nacional Ucraniano em duas oportunidades. Sua morte ocorreu na cidade de Lviv, segundo a Federação local e também, de acordo com informações de um funcionário da Prefeitura da cidade.

Lviv sofreu um ataque de pelo menos seis horas da Rússia, que atingiu a cidade com ao menos 15 mísseis e 14 drones de guerra, segundo informações do chefe de Administração Militar da cidade, Maksym Kozytskyi, que confirmou ainda a interceptação de dez mísseis. Ao menos 17 pessoas estão feridas e outras cinco precisaram ser hospitalizadas.

Por conta da Guerra, Rússia sofreu algumas punições no esporte

A Guerra entre a Rússia e a Ucrânia trouxe uma série de punições para o país presidido por Vladmir Putin. O Comitê Esportivo Internacional (COI) puniu o país com a exclusão de diversas competições, incluindo os Jogos Olímpicos. Alguns atletas russos podem competir, mas terão que ser considerados “neutros”, ou seja, sem qualquer relação com a Rússia.

No futebol, por exemplo, as equipes russas precisaram liberar jogadores e treinadores estrangeiros que quisessem sair por não se sentir seguros no país, já que a FIFA autorizou a suspensão dos contratos dos estrangeiros que atuavam por lá. Vários brasileiros puderam se transferir e alguns inclusive voltaram para o Brasil.