Luto! Profissional morre em viagem de volta da Copa do Mundo
Uma inesperada e triste notícia pegou a delegação de basquete da República Dominicana de surpresa. Bladmir Regalado, fisioterapeuta da seleção Dominicana, morreu durante o voo de volta da delegação ao seu país, depois da participação da equipe na Copa do Mundo de Basquete 2023. A morte do profissional ocorreu por conta de um ataque cardíaco enquanto estava no avião que voltava das Filipinas.
A Federação Dominicana de Basquete realizou uma postagem em suas redes sociais lamentando a morte do fisioterapeuta. “É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Bladimir Regalado, fisioterapeuta da nossa Seleção, ao retornar da Copa do Mundo Fiba 2023, nas Filipinas. Nossas mais profundas condolências à sua família. Descanse em paz Bladimir”, dizia um trecho do post.
Um dos atletas mais importantes da seleção Dominicana, o pivô Karl-Anthony Towns, atleta do Minnesota Timberwolves, realizou uma postagem emocionada lamentando a morte de Bladmir. “Essa doeu. Minhas últimas palavras para você foram ‘eu te amo’”, escreveu nos seus stories.
Desempenho da República Dominicana na Copa do Mundo de Basquete 2023
A Seleção Dominicana não era uma das grandes favoritas pra vencer a competição, mas prometia dar trabalho aos seus adversários. E assim o fez. A equipe estava no Grupo A da competição na primeira fase junto a Itália, Angola e Filipinas, uma das donas da casa, e venceu os três primeiros jogos, derrubando inclusive os italianos, que eram grandes favoritos.
No entanto, a equipe fez uma péssima segunda fase. Derrotas para Porto Rico (102×97) e Sérvia (112×79) fizeram com que a seleção da América Central fosse eliminada e ficasse com a 14ª posição. Assim como o Brasil, os Dominicanos precisavam ter uma das duas melhores campanhas das Américas para obter uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, mas não conseguiram (Estados Unidos e Canadá obtiveram as melhores campanhas).
O que restou para a República Dominicana (e pro Brasil) foi uma vaga no torneio Pré-Olímpico do ano que vem. Previsto para ser disputado entre 2 e 7 de julho do próximo ano, essa competição vai definir as quatro últimas vagas disponíveis para as Olimpíadas.