Maiores reviravoltas dos últimos tempos nos Playoffs da NBA
A cada temporada da NBA, pelo menos uma série resulta em uma surpresa. Alguns dos maiores choques incluem o erro do Miami Heat e de LeBron James nas finais de 2011 contra Dirk Nowitzki e o Dallas Mavericks, juntamente com os “We Believe Warriors” superando as probabilidades em 2007. Desde a temporada 1999-00, coletamos a maior surpresa nos playoffs da NBA em cada série até a temporada 2022-23.
1999-00 Playoffs da NBA Semifinais da Conferência Leste: Miami Heat (2) vs. (3) New York Knicks 3-4
Nos playoffs da NBA de 1999-00, o Miami Heat, liderado por Alonzo Mourning e Tim Hardaway, enfrentou o New York Knicks em uma série das Semifinais da Conferência Leste disputada. Apesar de ser a equipe de maior classificação, o Miami Heat ficou aquém em uma série de sete jogos, perdendo por 3-4 para o New York Knicks. Essa surpresa foi destacada pela resiliência dos Knicks e por uma memorável vitória no Jogo 7 em casa, que os permitiu avançar para as Finais da Conferência Leste.
2000-01 Playoffs da NBA Primeira Rodada da Conferência Leste: (3) Miami Heat vs. (6) Charlotte Hornets 0-3
Durante os playoffs da NBA de 2000-01, o Miami Heat, com a terceira classificação na Conferência Leste, enfrentou uma surpreendente eliminação na primeira rodada contra o sexto classificado Charlotte Hornets.
Apesar de uma forte temporada regular e ser favorito para avançar, o Heat teve dificuldades para se encontrar na série, perdendo em uma varrida de 0-3. Os Hornets, liderados por Jamal Mashburn e Baron Davis, mostraram sua prontidão nos playoffs e executaram seu plano de jogo à perfeição, levando a uma surpresa significativa.
2001-02 Playoffs da NBA Semifinais da Conferência Leste: (2) Detroit Pistons vs. (3) Boston Celtics 1-4
O Detroit Pistons, segunda classificação na Conferência Leste, foi surpreendido pelo terceiro classificado Boston Celtics nas Semifinais da Conferência Leste. Apesar de uma temporada regular bem-sucedida e ser favorito para avançar, os Pistons tiveram dificuldades para conter o poder de ataque e a intensidade defensiva dos Celtics.
Os Celtics, liderados por Paul Pierce e Antoine Walker, dominaram a série e garantiram uma surpreendente vitória por 1-4 na série, marcando uma grande surpresa e avançando para as Finais da Conferência Leste.
2002-03 Playoffs da NBA Primeira Rodada da Conferência Leste: (4) Indiana Pacers vs. (6) Boston Celtics 2-4
Nos playoffs da NBA de 2002-03, o quarto classificado Indiana Pacers enfrentou o sexto classificado Boston Celtics na Primeira Rodada da Conferência Leste. Apesar de ter a vantagem do mando de quadra, os Pacers não conseguiram conter a dupla dinâmica dos Celtics, Paul Pierce e Antoine Walker. Pierce teve uma média de 25,8 pontos por jogo na série e isso fez a diferença.
2003-04 Playoffs da NBA Finais da NBA: (3) Los Angeles Lakers vs. (2) Detroit Pistons 1-4
As Finais da NBA de 2003-04 apresentaram possivelmente a surpresa mais chocante quando o terceiro classificado Los Angeles Lakers, liderado pelas superestrelas Kobe Bryant e Shaquille O’Neal, foram derrotados pelo segundo classificado Detroit Pistons.
Apesar de os Lakers serem favoritos para vencer o campeonato, a forte defesa coletiva dos Pistons, liderada por Ben Wallace e Chauncey Billups, mostrou-se demais para os Lakers. Os Pistons venceram a série por 4-1, marcando o fim da era das Finais Shaq-Kobe.
2004-05 Playoffs da NBA Finais da Conferência Leste: (1) Miami Heat vs. (2) Detroit Pistons 3-4
Nos playoffs da NBA de 2004-05, o Miami Heat, primeiro classificado na Conferência Leste, liderado por Dwyane Wade e Shaquille O’Neal, enfrentou o segundo classificado Detroit Pistons nas Finais da Conferência Leste.
Apesar de ter o melhor recorde na conferência, o Heat não conseguiu superar a defesa implacável e o ataque equilibrado dos Pistons. Os torcedores do Heat ainda se perguntam como uma equipe com Wade e O’Neal na época não conseguiu superar os Pistons, que não tinham uma única superestrela.
2005-06 Playoffs da NBA Finais da Conferência Leste: (1) Detroit Pistons vs. (2) Miami Heat 2-4
Nos playoffs da NBA de 2005-06, o primeiro classificado Detroit Pistons enfrentou o segundo classificado Miami Heat nas Finais da Conferência Leste. Apesar da forte temporada regular dos Pistons e de sua reputação como uma das principais equipes defensivas da liga, eles não conseguiram conter a dupla de Dwyane Wade e Shaquille O’Neal.
Apesar de serem favoritos um ano antes, os Pistons eram uma equipe completamente diferente e tinham 12 vitórias a mais que o Heat durante a temporada. É surpreendente como uma temporada pode mudar a fortuna de uma equipe da anterior.
2006-07 Playoffs da NBA Primeira Rodada da Conferência Oeste: (1) Dallas Mavericks vs. (8) Golden State Warriors 2-4
Durante os playoffs da NBA de 2006-07, o primeiro classificado Dallas Mavericks enfrentou o oitavo classificado “We Believe” Golden State Warriors na Primeira Rodada da Conferência Oeste. Apesar de ter o melhor recorde da liga e ser amplamente favorito para avançar, os Mavericks tiveram dificuldades para acompanhar o estilo de jogo acelerado e o arremesso de três pontos dos Warriors.
Liderados por Baron Davis e Stephen Jackson, os Warriors conseguiram uma surpreendente vitória, derrotando os Mavericks em seis jogos e vencendo a série por 4-2, marcando uma das maiores surpresas na história dos playoffs da NBA.
2007-08 Playoffs da NBA Primeira Rodada da Conferência Oeste: (5) Houston Rockets vs. (6) Utah Jazz 2-4
O quinto classificado Houston Rockets, liderado por Tracy McGrady na ausência do lesionado Yao Ming, enfrentou o sexto classificado Utah Jazz na Primeira Rodada da Conferência Oeste. Apesar de ter uma semente mais alta, os Rockets não conseguiram superar a pontuação equilibrada e o jogo disciplinado do Jazz. Liderados por Deron Williams e Carlos Boozer, o Jazz conseguiu surpreender os Rockets em seis jogos.
2008-09 Playoffs da NBA Finais da Conferência Leste: (1) Cleveland Cavaliers vs. (3) Orlando Magic 2-4
Nos playoffs da NBA de 2008-09, o primeiro classificado Cleveland Cavaliers, liderado por LeBron James, enfrentou o terceiro classificado Orlando Magic nas Finais da Conferência Leste. Apesar da forte temporada regular dos Cavaliers e do domínio de LeBron James, o Magic, impulsionado pela excepcional atuação de Dwight Howard e Hedo Turkoglu, conseguiu uma grande surpresa e arruinou um possível confronto entre LeBron James e Kobe Bryant nas Finais.
2009-10 Playoffs da NBA Semifinais da Conferência Leste: (1) Cleveland Cavaliers vs. (4) Boston Celtics 2-4
Durante os playoffs da NBA de 2009-10, o primeiro classificado Cleveland Cavaliers, novamente liderado por LeBron James, enfrentou o quarto classificado Boston Celtics nas Semifinais da Conferência Leste. Apesar de serem os favoritos para avançar, os Cavaliers tiveram dificuldades para conter o núcleo veterano dos Celtics, composto por Paul Pierce, Kevin Garnett e Ray Allen. Essa surpresa seria o último fator decisivo para LeBron James, que levaria seu talento para Miami um ano depois.
2010-11 Playoffs da NBA Finais da NBA: (2) Miami Heat vs. (3) Dallas Mavericks 2-4
O segundo classificado Miami Heat, com LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh, enfrentou o terceiro classificado Dallas Mavericks nas Finais da NBA. Apesar da empolgação em torno do recém-formado “Big Three” em Miami, os Mavericks, liderados por Dirk Nowitzki e um forte elenco de apoio, conseguiram uma surpreendente vitória. Esta foi a terceira temporada consecutiva em que a equipe de LeBron foi derrotada apesar de ser a favorita em uma série, e o maior desastre na carreira de O Rei.
2011-12 Playoffs da NBA Primeira Rodada da Conferência Leste: (1) Chicago Bulls vs. (8) Philadelphia 76ers 2-4
Nos playoffs da NBA de 2011-12, o primeiro classificado Chicago Bulls, liderado pelo MVP Derrick Rose, enfrentou o oitavo classificado Philadelphia 76ers na Primeira Rodada da Conferência Leste. Apesar de ter o melhor recorde da liga e altas expectativas, os Bulls lutaram com lesões, mais notavelmente a lesão no ligamento cruzado anterior de Derrick Rose na série.
Os 76ers, liderados por Jrue Holiday e Andre Iguodala, capitalizaram com a má sorte dos Bulls e conseguiram surpreendê-los em seis jogos, vencendo a série por 4-2.
2012-13 Playoffs da NBA Semifinais da Conferência Oeste: (5) Memphis Grizzlies vs. (1) Oklahoma City Thunder 1-4
Durante os playoffs da NBA de 2012-13, o quinto classificado Memphis Grizzlies enfrentou o primeiro classificado Oklahoma City Thunder nas Semifinais da Conferência Oeste. Apesar de o Thunder ser favorito para avançar, os Grizzlies, conhecidos por sua defesa aguerrida e a dupla de garrafão formada por Marc Gasol e Zach Randolph, conseguiram uma surpreendente vitória. Os Grizzlies venceram a série por 4-1, mostrando sua força e resiliência para avançar para as Finais da Conferência Oeste.
2013-14 Playoffs da NBA Primeira Rodada da Conferência Leste: (4) Chicago Bulls vs. (6) Washington Wizards 1-4
Os Bulls, que estavam sem Derrick Rose devido a lesão, enfrentaram os Wizards na Primeira Rodada da Conferência Leste. Apesar de terem a vantagem de jogar em casa, os Bulls tiveram dificuldades para gerar uma ofensiva consistente contra a jovem dupla de armadores dos Wizards, John Wall e Bradley Beal. Mesmo sem Rose, os Bulls deveriam ter resolvido a situação nos primeiros rounds dos últimos anos.
2014-15 Playoffs da NBA Semifinais da Conferência Oeste: (2) Los Angeles Clippers vs. (3) Houston Rockets 3-4
Nos playoffs da NBA de 2014-15, o segundo classificado Los Angeles Clippers enfrentou o terceiro classificado Houston Rockets nas Semifinais da Conferência Oeste. Apesar de ter uma vantagem de 3-1 na série e estar em posição de comando para avançar, os Clippers sofreram um colapso, permitindo que os Rockets voltassem e vencessem a série.
Liderados por James Harden e Dwight Howard, os Rockets venceram três jogos consecutivos para surpreender os Clippers em sete jogos, levando a série por 4-3 e avançando para as Finais da Conferência Oeste.
2015-16 Playoffs da NBA Finais da NBA: (1) Golden State Warriors vs. (1) Cleveland Cavaliers 3-4
Os Warriors, que estavam em primeiro lugar na Conferência Oeste e haviam estabelecido o recorde de vitórias na temporada regular com 73 vitórias, enfrentaram os Cavaliers na final da NBA. Apesar de serem os favoritos para conquistar o título, os Warriors tiveram dificuldades para conter LeBron James e Kyrie Irving. Os Cavaliers fizeram uma histórica virada de 3-1 na série, vencendo três jogos seguidos para surpreender os Warriors em sete jogos, garantindo seu primeiro título da NBA na história da franquia.
2016-17 Playoffs da NBA Primeira Rodada da Conferência Oeste: (5) Los Angeles Clippers vs. (4) Utah Jazz 3-4
Nos playoffs da NBA de 2016-17, os Clippers, classificados em quinto lugar, enfrentaram o Jazz, classificado em quarto lugar, na primeira rodada da Conferência Oeste. Apesar de terem uma vantagem de 2-1 na série e serem favoritos para avançar, os Clippers não conseguiram superar a pontuação balanceada e a defesa disciplinada do Jazz.
Liderados por Gordon Hayward e Rudy Gobert, o Jazz conseguiu surpreender os Clippers em sete jogos, vencendo três dos próximos quatro jogos para derrotar os Clippers e levantar dúvidas sobre a capacidade de Los Angeles em jogos decisivos.
2017-18 Playoffs da NBA Primeira Rodada da Conferência Oeste: Portland Trail Blazers (3) vs. New Orleans Pelicans (6) 0-4
Apesar de terem a vantagem de jogar em casa, os Trail Blazers tiveram dificuldades para conter a dupla dinâmica dos Pelicans, Anthony Davis e Jrue Holiday. Os Pelicans, liderados por seu jogo estelar e uma limpa na série, conseguiram uma surpreendente varrida por 4-0, avançando para as Semifinais da Conferência Oeste. Isso levou a uma crítica ao armador estrela Damian Lillard, que não teve um bom desempenho na série, marcando uma média de 18,5 pontos por jogo.
2018-19 Playoffs da NBA Finais da NBA: Golden State Warriors (1) vs. Toronto Raptors (2) 2-4
Os Warriors, que terminaram em primeiro lugar na Conferência Oeste, enfrentaram os Raptors, que terminaram em segundo lugar, na final da NBA. Apesar de serem os favoritos para conquistar seu terceiro título consecutivo, os Warriors enfrentaram várias lesões ao longo da série, principalmente de Kevin Durant e Klay Thompson.
Os Raptors, liderados pela excelente performance de Kawhi Leonard e um esforço de equipe equilibrado, conseguiram uma surpreendente vitória por 4-2, garantindo seu primeiro título da NBA na história da franquia.
2019-20 Playoffs da NBA Semifinais da Conferência Leste: (1) Milwaukee Bucks vs. (5) Miami Heat 1-4
Nos playoffs da NBA de 2019-20, após uma temporada encurtada devido à Covid-19, os Bucks, que terminaram em primeiro lugar na Conferência Leste, enfrentaram o Heat, que terminou em quinto lugar, nas Semifinais da Conferência Leste.
Apesar de terem o melhor retrospecto da liga e serem favoritos para avançar, os Bucks tiveram dificuldades para conter a pontuação equilibrada e a defesa tenaz do Heat. Liderado por Jimmy Butler e Bam Adebayo, o Heat conseguiu a surpresa em cinco jogos, vencendo a série por 4-1 e avançando para as Finais da Conferência Leste, e de alguma forma também chegando às finais.
2020-21 Playoffs da NBA Semifinais da Conferência Leste: (1) Philadelphia 76ers vs. (5) Atlanta Hawks 3-4
Apesar de terem a vantagem de jogar em casa e serem favoritos para avançar, graças à dupla Joel Embiid e Ben Simmons, os 76ers tiveram dificuldades para conter a jovem estrela dos Hawks, Trae Young. Os Hawks, liderados pelas excepcionais performances e jogo decisivo de Young, conseguiram surpreender os 76ers em sete jogos, vencendo a série por 4-3 e avançando para as Finais da Conferência Leste. Isso também marcou o fim da era de estrelato de Ben Simmons como jogador e sua passagem por Philadelphia.
2021-22 Playoffs da NBA Semifinais da Conferência Oeste: (1) Phoenix Suns vs. (4) Dallas Mavericks 3-4
Durante os playoffs da NBA de 2021-22, os Suns, classificados em primeiro lugar, enfrentaram os Mavericks, classificados em quarto lugar, nas Semifinais da Conferência Oeste. Apesar de terem o segundo melhor recorde da liga e serem favoritos para avançar, os Suns não conseguiram conter Luka Doncic. Apesar de terem chegado às finais da NBA no ano anterior, os Suns desmoronaram no Jogo 7, perdendo por 123-90 em uma derrota avassaladora.
2022-23 Playoffs da NBA Primeira Rodada da Conferência Leste: (1) Milwaukee Bucks vs. (8) Miami Heat 1-4
No ano passado, os Bucks, classificados em primeiro lugar, enfrentaram o Heat, classificado em oitavo lugar, na Primeira Rodada da Conferência Leste. Apesar de terem o melhor recorde da conferência e serem amplamente favoritos para avançar, os Bucks tiveram dificuldades para igualar a intensidade e a habilidade defensiva do Heat.
Liderado por sua pontuação balanceada e forte defesa coletiva, o Heat conseguiu a surpresa em cinco jogos e avançou para as finais. Não foi uma boa aparência para os Bucks perderem esta série, mesmo que Giannis Antetokounmpo só tenha jogado três jogos na série devido a lesão.
Esses são apenas alguns exemplos das maiores surpresas nos playoffs da NBA ao longo dos anos. Cada temporada traz sua parcela de emoções e reviravoltas, mostrando que no basquete, assim como em qualquer outro esporte, tudo pode acontecer.