Mavericks precisam quebrar um tabu histórico se ainda quiserem conquistar a NBA

Se quiser ser campeão, o Dallas Mavericks vai precisar fazer algo que jamais aconteceu em toda a história da NBA. Nenhuma equipe até aqui conseguiu reverter um 3 a 0 em uma série e sair com o título. O Celtics chegou ao terceiro triunfo no terceiro duelo na última quarta-feira (12) ao vencer por 106 a 99, em Dallas.

O cenário quase aconteceu em três oportunidades. A primeira foi em 1951, quando o então Rochester Royals (atual Sacramento Kings) duelou contra o New York Knicks. O Royals abriu 3 a 0 na série, mas levou o empate. Por fim, venceram por 79 a 75 no Jogo 7 e levaram a taça.

Um bom tempo depois, em 1994, o Utah Jazz venceu os três primeiros jogos da série frente ao Denver Nuggets. O time do Colorado buscou a igualdade, mas perdeu o último duelo por 91 a 81 e Utah garantiu a vaga nas finais da Conferência.

Por fim, o episódio mais recente aconteceu em 2004. Dallas Mavericks e Houston Rockers disputavam a primeira rodada dos playoffs. O Mavs, inclusive, saiu na frente com uma vantagem por 3 a 0, mas viu o Trail Blazers buscar. Apesar disso, venceu o quarto duelo e garantiu a vaga.

O Jogo 4 entre Boston Celtics e Dallas Mavericks acontece nesta sexta-feira (14), a partir das 21h30 (horário de Brasília), no American Airlines Center, em Dallas, no Texas. Se o Celtics vencer, leva o título da temporada 2023-24 da NBA, se o Mavs triunfar, ganha uma sobrevida e força um quinto duelo.