Muito próximo: basquete brasileiro pode ter um novo campeão

O basquete brasileiro pode ter um novo campeão nesta quarta-feira (17). O Sampaio Corrêa entra em quadra pela final da Liga de Basquete Feminino (LBF) diante do Sesi Araraquara e pode fechar a série e carimbar mais um título na história da competição. A bola sobe a partir das 21h (de Brasília), no Ginásio Gigantão, em Araraquara.

Os maranhenses vencem a série, que é melhor de cinco, por 2 a 0. Dessa forma, precisa de apenas mais um triunfo para confirmar o título. No primeiro jogo da série, o Sampaio largou na frente por 70 a 65 e no segundo duelo conquistou uma nova vitória, desta vez por 69 a 63.

O clima é de decisão, especialmente pelo lado da Bolívia Querida, que busca repetir 2022, quando ergueu a taça em Campinas ao vencer o time local por 3 a 0 na série. Foi a terceira conquista nacional para a equipe maranhense.

“Esses últimos dias usamos para fazer alguns ajustes, analisar os erros e tentar corrigi-los para o jogo 3. Acho que tudo na verdade é importante, mas o mental é, sem dúvidas, o que mais faz a diferença em um jogo tão decisivo como esse”, disse a capitã do Sampaio, Alana Gonçalo.

Já o Araraquara precisa da vitória para se manter vivo na série. Caso consiga isso, forçará um quarto jogo, onde também vai necessitar de um triunfo para não encerrar com o vice-campeonato da LBF. Somente as três vitórias nas partidas restantes é que darão a taça aos paulistas.

“A gente vem trabalhando forte. Vamos jogar dentro de casa e queremos aproveitar nossa torcida, também. No jogo 3, a gente sabe que errar menos contará muito para vencer. Estamos trabalhando pra isso e melhorar as coisas que a gente não conseguiu aplicar tão bem nos primeiros jogos, para buscar essa vitória”, destacou a líder de vestiário do Araraquara, Aline Moura.