MVP das finais da NBA já foi um jogador do time perdedor? Checamos
O MVP das finais da NBA é o prêmio entregue ao melhor jogador das decisões da liga. Mas será que ele já foi para um jogador de uma equipe que perdeu a decisão? A resposta é sim, no entanto, já faz um bom tempo da única vez em que isso aconteceu.
O portal “As” relembrou as finais de 1969, quando Boston Celtics e Los Angeles Lakers disputaram uma dura batalha pelo título da NBA. Pelo lado de Boston, estava Bill Russell, enquanto Jerry West era o grande nome de Los Angeles.
A série chegou no Jogo 7 após cinco dos seis confrontos serem decididos no detalhe. Quem levou a melhor foi a franquia do Massachusetts, que venceu por 108 a 106 e fez 4 a 3 na série. Aquela final, inclusive, é considerada por muitos uma das principais viradas da história da liga.
Apesar da conquista por parte do Celtics, o desempenho de Jerry West ficou marcado. Mesmo com grandes nomes como Elgin Baylor, Wilt Chamberlain, John Havlicek e o próprio Bill Russell, West carregou o Lakers na disputa com médias de 37,9 pontos, 4,7 rebotes e 7,4 assistências nos sete duelos. No último duelo, por exemplo, anotou 42 pontos e distribuiu 12 assistências.
Devido a essa grande atuação, mesmo com o revés do Lakers, a NBA decidiu dar o prêmio de Melhor Jogador das Finais da temporada 1969 para Jerry West. Dessa forma, ele é primeiro e, até hoje, o único jogador a conseguir a honraria com uma derrota na grande decisão da liga.