NBA admite erro em jogo entre Clippers e Nuggets pelos playoffs

Na última segunda-feira (21), o Denver Nuggets recepcionou o Los Angeles Clippers na Ball Arena para a o segundo jogo dos playoffs. Apesar de contar com o auxílio de seus torcedores lotando a maior parte dos assentos das arquibancadas, os donos da casa foram superados por um placar de 105 a 103. Porém, o detalhe curioso é que a própria NBA assumiu erro que poderia ter contribuído com o resultado.

Em nota emitida, a National Basketball Association esclareceu que no segundo jogo da série, com menos de dois minutos para o fim do embate, o Nuggets cometeu infração. Em resumo, Nikola Jokic violou a regra de três segundos defensivos, mas a arbitragem não apitou a falta. “Jokic ficou no garrafão por mais de três segundos sem estar ativamente marcando um adversário de forma iminente”, disse a NBA.

Ainda que o Los Angeles Clippers tenha desperdiçado o arremesso na posse de bola em questão, o resultado do confronto não sofreu mudanças drásticas. Isso porque logo após o rebote defensivo, Michael Porter Jr, cometeu um turnover e o armador do Clippers, Norman Powell, acertou uma bola decisiva de três pontos.

Deixando de lado o erro cometido pela NBA, o segundo jogo dos playoffs evidenciou o equilíbrio de duas franquias que cobiçam o título da liga norte-americana de basquete. Do lado do Nuggets, Luka Jokic assumiu o protagonismo, anotando 26 pontos, 10 assistências e 12 rebotes. Em contrapartida, no Clippers, Kawhi Leonard puxou a responsabilidade para si ao assinar 59 pontos, cinco passes e três rebotes.

Erros constantes da NBA

Embora tenha admitido a falha no embate da Conferência Oeste, a NBA tem sido alvo de constantes críticas por parte dos torcedores e franquias. Isso porque não foi o primeiro equívoco cometido na liga nas últimas semanas. Anteriormente, no duelo do play-in entre Golden State Warriors e Memphis Grizzlies, a cúpula assumiu mais um tropeço.

Nos segundos finais do embate, a NBA reconheceu que não deveria ter apitado uma falta de Brandin Podziemski em Scotty Pippen. Na ocasião, o armador do Grizzlies se dirigiu para uma enterrada, enquanto o jogador do Golden State Warriors o bloqueou, gerando uma infração imediata por parte da arbitragem.

O problema é que as falhas não pararam por aí. Restando apenas 7.3 segundos para o fim do play-in, Ja Morant tentou roubar a bola de Stephen Curry, mas o armador do Warriors deixou a bola sair. Surpreendendo a todos, os árbitros não notaram que o astro de 37 anos foi o último a tocar na bola, apontando a posse ao Golden State. Por fim, o duelo foi finalizado com a vitória dos californianos por 121 a 116.