NBA altera placar do jogo entre Warriors e Blazers após descobrir erro

A NBA alterou o placar da partida entre Golden State Warriors e Portland Trail Blazers. Após revisão nesta quinta-feira (24), a liga encontrou um lance livre de De’Anthony Melton que não foi computado e, dessa forma, o placar final passou de 139 – 104 para 140 – 104.

As estatísticas mostravam que Melton havia perdido os dois lances livres, quando na verdade o jogador converteu o primeiro. O jogador terminou a partida então com 11 pontos, dois rebotes e quatro assistências.

Além disso, a mudança também traz um novo fato. Foi a quarta vez em que o Warriors abre uma temporada com 140 pontos ou mais. Foram 162 diante do Denver Nuggets, em 1990; 144 diante de Seattle, em 1967; e 140 contra o Detroit Pistons, ainda na era San Francisco Warriors.

Por outro lado, independente da mudança, foi o maior número de pontos sofridos por Portland em uma primeira partida de NBA. A marca superou o duelo contra o Cleveland Cavaliers, na temporada 1974/75, quando o Blazers concedeu 129 pontos.

O placar também registra a maior vitória do Golden State Warriors em um começo de temporada, assim como a pior derrota do Portland Trail Blazers em uma abertura de NBA. A mudança no marcador foi mais para fazer justiça, uma vez que não houve um impacto significativo em outras áreas.

Erros de placares na liga são raros e dificilmente acontecem. Há uma equipe que revisa os lances e as estatísticas dos jogos em tempo real, o que minimiza essa possibilidade de se repetir.