NBA confirmou parceria histórica e vai ter times na Europa

Considerada uma das maiores ligas de desporto do mundo, a NBA decretou sua expansão para outro continente. A princípio, a National Basketball Association engloba apenas franquias dos Estados Unidos e Canadá, mas o rumo das conversas ganharam novas proporções. Sobretudo, a Europa terá uma liga a ser integrada à elite norte-americana.

Na tarde desta quinta-feira (27), a NBA e a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) anunciaram parceria a fim de explorar uma nova liga profissional de basquete masculino na Europa. Nesse ínterim, o projeto estabelece a criação de oito a dez franquias, que nos próximos anos poderão competir de igual para igual com o Los Angeles Lakers e companhia.

“Uma nova liga na Europa combinaria a perspicácia empresarial da NBA com a expertise internacional da FIBA para atrair novos fãs de basquete e investidores. Maximizando os benefícios dos clubes e estabelecendo sinergias para o benefício de todas as partes interessadas. Estamos ansiosos para colaborar com a FIBA para explorar a criação de uma nova liga para fãs em todo o continente”, disse o Secretário Geral da FIBA, Andreas Zagklis.

Mais detalhes da expansão da NBA

Tomando ciência da influência que a liga norte-americana possui, a cúpula da NBA pretende alterar o curso da competição de forma drástica. Em síntese, os mandatários projetam manter 50% do negócio nas mãos dos dirigentes e vender a outra metade a investidores. Isso colocaria uma certa autonomia nas mãos das franquias europeias.

Por sua vez, é válido destacar que a National Basketball Association não está disposta a permanecer delimitando suas fronteiras. Além da Europa, a NBA estuda expandir os negócios em direção aos continentes asiático e africano. Nesse ínterim, acredita-se que, por temporada, o lucro possa superar US$ 3 bilhões (cerca de R$ 17 bilhões na cotação atual).