NBA decidiu punir astro por “falar demais”

Pelo visto, a paciência da NBA com as atitudes “infantis” de James Harden acabou. De acordo com informações de Adrian Wojnarowski, da ESPN, a liga puniu Harden em US$ 100 mil por conta de demandas comerciais públicas.

Em comunicado, a NBA afirmou que Harden foi multado por “comentários públicos em 14 e 17 de agosto indicando que ele não executaria os serviços exigidos em seu contrato de jogador, a menos que fosse negociado para outra equipe”.

Pra quem não se lembra, recentemente, o ‘Barba’ deu declarações públicas pesadas contra Daryl Morey, atual gerente geral do Philadelphia 76ers, seu clube. Harden chamou o GM de mentiroso por supostamente não facilitar a sua transferência da equipe do Leste. Harden havia manifestado o desejo de sair desde julho e teria ouvido do dirigente que a negociação seria facilitada. No entanto, isso ainda não aconteceu.

Além das acusações contra o diretor, Harden também afirmou publicamente que não jogará mais pela equipe e, caso não tenha sua saída sacramentada, poderá até tirar um ano sabático. Ao lado de Joel Embiid, Harden é um dos principais jogadores da franquia, mas não possui mais clima na equipe, muito por conta do seu relacionamento com Morey. Eles chegaram a trabalhar juntos quando Harden atuou no Houston Rockets, mas a relação veio a azedar mesmo na Filadélfia.

Astro da NBA, Harden segue com seu futuro indefinido

A única certeza de Harden é de que ele não quer mais continuar jogando nos 76ers. O astro teria manifestado o desejo de ir para o Los Angeles Clippers, que até chegou a abrir negociações. No entanto, as investidas não foram pra frente, tendo em vista que a equipe da Filadélfia não quer perder o seu principal jogador por pouca coisa.

James Harden em ação com os Sixers na NBA
James Harden em ação com os Sixers

Com as negociações encerradas por parte dos 76ers, vai ser difícil definir a situação de Harden se alguém não der o braço a torcer. O time não quer perder o atleta, a não ser que haja uma proposta que compense. O jogador já afirmou que é tarde para “fazer as pazes” com a equipe. Os treinamentos iniciam em outubro. E até lá, ainda tem muita coisa pra acontecer. Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos.