NBA mostra que está de olho no Brasil com importantes investimentos fora das quadras

Mesmo que o basquete não seja o principal esporte brasileiro, a NBA continua fazendo investimentos em solo nacional. Desde o seu estabelecimento em terras tupiniquins, a principal liga do mundo tem feito várias iniciativas que vão muito além das quadras.

Isso permitiu um grande crescimento da marca e, claro, dos fãs de basquete por aqui. Um exemplo disso é o levantamento do Ibope Repucom de 2023, que identificou cerca de 53 milhões pessoas no Brasil que se declaram fãs da NBA.

A liga, além de expandir as transmissões dos jogos, também atuou diretamente na criação de lojas oficiais com produtos licenciados e na realização de fan fests. Entre 6 a 23 de junho, por exemplo, acontece o NBA House, que será aberto ao público para acompanhar as finais entre Dallas Mavericks e Boston Celtics.

“Os jogos são finitos. Você não consegue expandir. O que estamos focando muito agora é no conteúdo além da quadra. É poder cada vez mais explorar outras narrativas dentro do basquete”, destacou o vice-presidente comercial da NBA na América Latina, Arnon de Mello, em conversa com a Reuters.

A liga olha para a América do Sul como um lugar com grande potencial de investimento. Por mais que não pareça, o fuso horário é algo importantíssimo nesse quesito. E por aqui não há esse problema, diferente de outros continentes como Europa, África e Ásia, onde a maioria dos jogos acontecem na madrugada.

“Um pilar nosso é ativar a marca, estar presente. Levar a marca para o maior número de pessoas possíveis. Uma partida da NBA vai muito além da quadra e do jogo em si… Tem uma infinidade de coisas que a gente pode fazer que não seja efetivamente a transmissão do jogo. No Brasil, nós focamos no ‘lifestyle’. Tudo que a NBA representa além do basquete, a intersecção do basquete com a cultura, a música e a moda”, acrescentou.

São esperadas mais de 50 mil pessoas pelo NBA House. Além da transmissão dos duelos, o evento também vai contar com outras várias atrações para os fãs da maior liga de basquete do mundo.