NBA não terá nenhum brasileiro pela primeira vez em 20 anos
No último domingo (6), o armador Raul Neto foi anunciado como novo reforço do Fenerbahçe, da Turquia. Aos 31 anos, o atleta deixa o melhor basquete do mundo, após oito temporadas. Com sua saída, o Brasil não terá um representante na próxima temporada da NBA, algo que não acontecia desde 2003.
“Fui muito feliz na NBA ao longo desses oito anos, melhorei o meu basquete, ganhei espaço, provei o meu valor e joguei entre os melhores no mais alto nível. Fiquei bem empolgado com o projeto do Fenerbahçe e estou animado para voltar a jogar na Europa, agora mais maduro, mais experiente, com mais bagagem”, disse o jogador.
Esta será a segunda passagem de Raulzinho pelo basquete europeu. Anteriormente, o jogador já havia defendido o San Sebastián e o Múrcia, ambos da Espanha. Em sua trajetória na NBA, o armador passou por Utah Jazz, Washington Wizards, Philadelphia 76ers e Cleveland Cavaliers, acumulando as médias de 5,7 pontos, 1,5 rebote e 2,1 assistências.
A grande esperança do Brasil para retornar ao cenário do melhor basquete do mundo se concentra em Gui Santos, que foi draftado pelo Golden State Warriors, no ano passado e faz parte do elenco do Santa Cruz Warriors, na G-League. Após boas atuações na Summer League, o jogador está no páreo por uma vaga no elenco comandado por Steve Kerr.